quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

TJ-BA nega liminar contra exclusividade de venda de cerveja

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) por meio da 5ª Vara da Fazenda Pública, não concedeu a medida liminar referente a uma ação popular movida pelo vereador José Trindade (PSL), que solicitava a autorização da venda de qualquer marca de cerveja nos circuitos do Carnaval e, nas demais festas que ocorrem na cidade.

De acordo com o documento enviado à Justiça, o vereador seria contra a determinação da prefeitura de Salvador de exclusividade na comercialização de bebidas que fazem parte da marca Ambev, como a Skol.

Segundo Trindade, o processo foi movido levando em conta os princípios de defesa do consumidor e da livre concorrência.

“Na realidade, entendemos que a exclusividade na venda de uma só marca de bebidas infringe o código de defesa do consumidor, quando não permite que em uma via pública o consumidor possa escolher uma marca que ele deseja”, relatou o vereador. Ele ainda ressaltou que não é contra o patrocínio, mas que não estaria de acordo com a exclusividade da escolha da cervejaria.

“Se uma empresa patrocina, ela tem o direito de colocar sua publicidade em todo o evento, mas não pode impedir o consumo livre do cidadão nas vias públicas. Não podemos restringir os foliões de consumir o que eles querem”, afirmou Trindade.

Ação

Em um trecho do documento, foi declarado ‘ofensa inequívoca à livre iniciativa privada, à livre concorrência, à livre escolha dos consumidores e à ordem econômica, quanto à comercialização de bebidas, sobretudo alcoólicas e, notadamente, cervejas, em meio aos espaços públicos em que são realizadas estas celebrações, administradas pelo Poder Executivo Municipal de Salvador/BA’, diz a ação em face da Empresa Salvador Turismo (Saltur), prefeitura de Salvador e Ambev.

Procurada pela reportagem de A TARDE, a prefeitura informou que não ia se pronunciar sobre o assunto, uma vez que a liminar não foi concedida.

O gerente regional de marketing da Ambev, Felipe Bratfisch, ressaltou que a questão não seria comercial, mas sim um outro tipo de discussão que não compete a empresa.

“Ressaltamos que o consumidor vai encontrar, além da Skol, outros tipos de cerveja como a Brahma Extra, Budweiser e Skol Beats, ou seja, trazemos a diversidade para a festa. Será possível encontrar bebidas para todos os gostos, uma vez que os vendedores estão autorizados a trabalhar com todas essas marcas”, relatou Bratfisch.

* Sob a supervisão da editora Meire Oliveira ( A TARDE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comunicação Web

Bebê morre após ataque de pitbull na zona rural de Jaguaripe

Um bebê de cerca de um ano de idade morreu após um ataque envolvendo um cão da raça pitbull, ocorrido na zona rural do município de Jaguarip...