terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

COMO SURGIU A MUSICA DE CHICO MINEIRO VEJA EM CURIOSIDADES DA MUSICA POPULAR BRASILEIRA

O pesquisador, Renato Vivacqua, em seu livro “MPB Cantos & Encantos”, Capítulo 7, conta uma interessante história sobre a gênese de um dos maiores clássicos da música sertaneja. De acordo com o pesquisador, a música “Chico Mineiro” foi inspirada em uma lenda homônima contada pelo pai de Tonico na época da sua infância, e também a uma feliz pergunta feita por um porteiro da Rádio TUPI.

O fato aconteceu da seguinte maneira: o cantor e compositor, João Salvador Perez, o famoso Tonico, quando criança, gostava de ouvir seu pai contar a lenda do Chico Mineiro. Anos depois, em meados dos anos 40, Tonico, em início de carreira, fazia uma apresentação na Rádio Tupi e ao passar pela portaria, o porteiro, que havia assistido ao programa, perguntou se ele conhecia a história do Chico Mineiro. A pergunta surpreendeu o cantor que reviveu os momentos de infância e compôs a tragédia de dois irmãos tropeiros, que viria a ser um dos maiores sucessos da música sertaneja.
 
Outra curiosidade sobre Chico Mineiro: a música foi registrada como de autoria de Tonico e Francisco Ribeiro. E quem era Francisco Ribeiro? Tratava-se, justamente, do porteiro que havia feito a pergunta inspiradora, a quem, Tonico, agradecido pela dica, deu a parceria.

Comento: José Perez, o Tinoco, irmão e parceiro de Tonico, conta em seu site uma versão parecida com o relato de Vivacqua sem, no entanto, se referir ao conhecimento prévio da lenda. Veja a transcrição do seu relato:

“Em Julho de 1946, quando o Tonico e eu chegávamos para fazer o Programa na Rádio Difusora de São Paulo, fomos chamados pelo porteiro da emissora, o senhor Francisco Ribeiro, que contou-nos uma história de dois irmãos.
Um saiu pelo mundo e virou peão (Chico), o segundo (Zé Mendes) tornou-se dono de tropa.

Quis o destino que se encontrassem. Pôr muitos anos trabalharam juntos, e só com a morte do Chico é que veio a revelação do parentesco entre eles.
Na década de 90, fui (Tinoco) até Goiás Velho (Antiga Capital de Goiás), onde existia na época alguns pertences, uma capela e a lenda do Chico Mineiro que vivia na lembrança de muitos moradores.

Outro detalhe que não está revelado na letra, é que Chico (O mais velho), sabia que era irmão de Zé Mendes (O mais novo) e sempre procurou defende-lo em muitas dificuldades.

Escrevemos a história numa folha de pão (que existia nas padarias), e virou um dos maiores sucessos de Tonico e Tinoco.”

 
A dupla Tonico e Tinoco é considerada a maior da história da música sertaneja, os números da dupla impressionam pela grandeza: foram 60 anos de carreira, quase 1000 gravações, 83 disco, 60 CD´s, milhões de cópias vendidas e em torno de 40.000 apresentações.


Tonico faleceu no dia 13 de agosto de 1994, devido a uma queda da escada do prédio onde morava.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comunicação Web

homem é morto na varanda de sua residência em Irara

  Na noite passada (13), por volta das 20h, um homem de 30 anos foi encontrado morto na varanda de sua residência na Fazenda Boa Vista, muni...