sábado, 23 de junho de 2018

Morte de Waldir Pires consterna políticos de diversas correntes ideológicas na Bahia

O presidente do Democratas na Bahia, o deputado José Carlos Aleluia, também se manifestou: "A Bahia perde um grande homem público. Trabalhamos juntos quando presidi a Comissão de Constituição de Justiça da Câmara, da qual ele era membro. Uma aula de harmonia entre lados distintos da política".
Líder da bancada do PT na Assembleia Legislativa da Bahia, Joseildo Ramos disse que Pires deixa uma lacuna imensurável na política. "É com profunda tristeza que lamento a morte do grande companheiro Waldir Pires. Ex-governador da Bahia, Waldir construiu uma trajetória política honrada e de luta, como poucas vezes se viu na história recente do nosso país. A morte de Waldir é uma perda irreparável para a política brasileira, que deixa uma lacuna imensurável. Hoje perdemos um ícone da defesa da democracia. É nosso compromisso dar continuidade à sua luta", disse Ramos no Twitter.
Carlos Geilson, deputado estadual pelo PSDB, afirmou que Waldir Pires foi um político diferenciado. "O Brasil perde um democrata na sua essência, um político diferenciado. Fica o seu exemplo, a sua conduta de homem público e a sua luta pela redemocratização do País. Waldir Pires descanse em paz", disse o tucano.
A prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho (PT), classificou Pires como um 'patrimônio de ética e defesa da coisa pública': "A Bahia e o Brasil perdem um grande homem, um patrimônio de ética e defesa da coisa pública. E nós todos perdemos um grande amigo e companheiro".
Deputado estadual pelo PSDB, Marcell Moraes lamentou a morte do ex-ministro da Previdência Social e da Controladoria Geral da União. “Deixo aqui meus sentimentos à família de doutor Waldir Pires. Tivemos a oportunidade de ser colegas quando fomos vereadores de Salvador, aprendi muito com seus ensinamentos e seus ideais. Sempre com o sorriso no rosto me cumprimentava todos os dias, contando casos de Amargosa, onde foi um grande amigo de minha avó Carminha, também já falecida”, relembrou Marcell.
Irmã de Marcell, a vereadora Marcelle Moraes endossou as palavras do legislador estadual e frisou que Pires deixará um legado ético e moral para a vida pública.
O deputado federal Jorge Solla (PT) classificou a data de hoje como um dia triste para a política baiana. "Recebo com muito pesar a notícia do falecimento de nosso grande companheiro governador Waldir Pires, sem dúvidas a maior referência moral e intelectual de toda uma geração de políticos no Brasil, que aprendeu com ele caros valores de democracia e de justiça social", frisou Solla.
Ex-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, o deputado estadual Marcelo Nilo também usou as redes sociais para lamentar a morte do ex-governador. "Eu lamento profundamente a morte do ex-governador da Bahia e meu amigo, Waldir Pires. Lutou o bom combate. Deixou um legado dedicado a democracia e a liberdade", disse.
Alex da Piatã (PSD), em nota, classificou Pires como um homem à frente do seu tempo. “Com grande pesar lamento o falecimento do ex-governador Waldir Pires. Um político à frente do seu tempo. Um baiano que marcou a história política da Bahia e do Brasil. Sua trajetória como cidadão e político é espelho da atuação de que qualquer agente público deve tomar como exemplo. A Bahia chora", disse o pessedista.
Vice-prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM) externou pesar pela morte do petista. “Os meus mais sinceros pêsames pela irreparável perda do ex-governador e ex-vereador, Waldir Pires, em especial à família e aos amigos, e que Deus conforte a todos", disse Reis.
Secretária do Desenvolvimento Econômico da Bahia, Luiza Maia (PT) destacou a trajetória política de Waldir Pires. "Inegável a trajetória política dele e reconhecimento nacional pela contribuição histórica que deu à democracia, ao progresso do nosso estado, além da sua dedicação às causas nobres, sociais e humanas", disse Luiza.
O vereador e ex-presidente do Legislativo de Salvador, Paulo Câmara (PSDB), relembrou o período em que conviveu com Pires na Casa de leis da capital: "É com imenso pesar que recebo a notícia do falecimento de Waldir Pires, um homem íntegro que dedicou a maior parte da sua vida à política. A sua biografia fala por si só, nos aspectos da ética, da moralidade e da honestidade. Um homem que foi ministro da Previdência Social, da Defesa, governador, deputado federal, finalizou sua vida pública de forma honrada como vereador de Salvador, e aqui destaco o grande amigo que tive quando era presidente da Câmara Muncipal. Vai em paz, Waldir! Seus ensinamentos ficarão guardados para sempre em nós".
Líder da oposição na Câmara de Salvador e correligionária de Waldir Pires, a vereadora Marta Rodrigues diz que o ex-governador se torna um nome que "norteará os ideais de quem luta por justiça social".
"Waldir era, para todos nós, de Salvador, da Bahia e do Brasil, uma referência política e pessoal, exemplo de hombridade e comprometimento com o povo, marcando a honestidade em sua trajetória. A democracia brasileira, que tanto perdeu nos últimos anos, perde também um político cuja desenvoltura só teve a nos ensinar. Filiado ao PT, foi um combatente do neoliberalismo e da agenda política que favorece a elite, sendo uma esperança para todos que lutam por justiça social", enfatizou Marta.
Presidente do PRB na Bahia, a deputada Tia Eron expressou pesar pela morte do ex-governador. “Meus sinceros sentimentos a família. Nosso governador querido, de quem eu tive a gratificação de ser colega. Compartilhar o parlamento com o grande Waldir Pires foi uma grande honra", rememora a deputada.
"Ele era dessas pessoas que você sentava para conversar e sempre aprendia algo. Ele tinha muito a oferecer. Era esse homem cheio de saber. A sua memória será sempre saudosa para o povo da Bahia”, disse Tia Eron.

Já o deputado estadual Leur Lomanto Jr. (DEM) lembrou a relação de cordialidade entre o ex-governador e o seu falecido avô, o ex-governador Lomanto Júnior. “Apesar de serem adversários, eles nunca foram inimigos. Disputaram o governo da Bahia em 1962, sendo Lomanto Júnior vitorioso nas eleições. Após encerramento do governo, o meu avô esteve na Europa e na oportunidade o visitou no exílio, ouvindo do próprio Waldir que Lomanto tinha feito o governo que ele havia sonhado em fazer na Bahia. Sempre contavam essa história que eu e minha família lembramos hoje com muito carinho”, enfatizou Leur Jr.
O ex-deputado federal Leur Lomanto foi colega de Waldir Pires na Câmara dos Deputados e exaltou o legado do ex-governador. “Sempre exerceu a política com ética, dignidade e respeito. Lamentamos o seu falecimento e prestamos solidariedade aos familiares, amigos e admiradores que acompanharam a sua trajetória”, afirmou.
O presidente do PDT na Bahia, deputado federal Felix Mendonça, salientou a perda do “grande homem público”. “Como todo grande homem público, o ex-governador Waldir Pires começou a sua vida política ainda muito cedo. Com 24 anos elegeu-se deputado estadual fazendo parte da base do então governador Antônio Balbino. Em sua passagem pelo PDT, elegeu-se deputado federal em 1990. Governador da Bahia e vereador de Salvador, a sua luta e a defesa de seus ideais marcaram sua história. Nos deixa aos 91 anos de idade, criando em nós um sentimento de grande perda”, disse. 
Atualizada às 15h00
Notícias relacionadas:



BOCAO NEWS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homem morre após acidente com espada de fogo em Sapeaçu

  Um homem identificado como Tarcísio Torres, morador da cidade de Salvador, morreu após um acidente envolvendo uma espada durante a tradici...