quarta-feira, 27 de junho de 2018

Morre menina Jamilly Miranda de cinco anos que sofria de doença rara no Brasil

 Morreu nesse domingo (24) a menina Jamilly Miranda, de cinco anos, que sofria de encefalopatia metabólica decorrente de acidúria glutárica tipo I, uma doença rara caracterizada pela acumulação e excreção na urina de elevadas quantidades de diferentes ácidos orgânicos, alguns são tóxicos para as células. Além disso, a doença afeta o metabolismo e o cérebro, incapacitando o paciente de ter uma vida normal.


A morte de Jamilly foi confirmada por familiares dela através de uma página dedicada a garota no Facebook. Nos últimos meses, Jamilly teve piora no quadro de saúde, passando a quadros de vômitos. Nesse domingo, em um dos casos, ela broncoaspirou e morreu.

O velório de Jamilly aconteceu na casa da família, no município de Uiraúna, Sertão do estado, a 480 quilômetros de João Pessoa. O corpo da menina também deve ser sepultado em Uiraúna, ainda nesta segunda.

O caso
A doença foi descoberta em Jamilly aos nove meses de idade, quando ela passou a sofrer com perda de controle do corpo, falta de sustentação convulsões e paradas cardíacas, além de internações em diferentes hospitais do estado.

Durante o tratamento, Jamilly necessita de quatro latas mensais de um leite especial, que custa mais de R$ 1,6 mil cada lata, além de outro tipo de leite, diversos medicamentos e alimentação específica. Porém, a família sofria com a falta dos produtos que eram de responsabilidade do governo do Estado.



PORTAL NOVA CRUZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comunicação Web

Criança de São Félix morre na UPA de Cruz das Almas com sinais de afogamento

Um menino de dois anos morreu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA24H) de Cruz das Almas, na tarde desta quarta-feira, 15, após dar entrada...