quarta-feira, 27 de junho de 2018

Morre menina Jamilly Miranda de cinco anos que sofria de doença rara no Brasil

 Morreu nesse domingo (24) a menina Jamilly Miranda, de cinco anos, que sofria de encefalopatia metabólica decorrente de acidúria glutárica tipo I, uma doença rara caracterizada pela acumulação e excreção na urina de elevadas quantidades de diferentes ácidos orgânicos, alguns são tóxicos para as células. Além disso, a doença afeta o metabolismo e o cérebro, incapacitando o paciente de ter uma vida normal.


A morte de Jamilly foi confirmada por familiares dela através de uma página dedicada a garota no Facebook. Nos últimos meses, Jamilly teve piora no quadro de saúde, passando a quadros de vômitos. Nesse domingo, em um dos casos, ela broncoaspirou e morreu.

O velório de Jamilly aconteceu na casa da família, no município de Uiraúna, Sertão do estado, a 480 quilômetros de João Pessoa. O corpo da menina também deve ser sepultado em Uiraúna, ainda nesta segunda.

O caso
A doença foi descoberta em Jamilly aos nove meses de idade, quando ela passou a sofrer com perda de controle do corpo, falta de sustentação convulsões e paradas cardíacas, além de internações em diferentes hospitais do estado.

Durante o tratamento, Jamilly necessita de quatro latas mensais de um leite especial, que custa mais de R$ 1,6 mil cada lata, além de outro tipo de leite, diversos medicamentos e alimentação específica. Porém, a família sofria com a falta dos produtos que eram de responsabilidade do governo do Estado.



PORTAL NOVA CRUZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comunicação Web

Corpo carbonizado é encontrado em baixo de viaduto em Salvador.

Um corpo de sexo masculino foi encontrado carbonizado, na manhã desta sexta-feira, 22, no bairro do comércio, local conhecido como carandiru...