quinta-feira, 28 de junho de 2018

CONHEÇA UM POUCO DA TRAJETÓRIA DE GALVÃO BUENO UM DOS MAIORES APRESENTADOR DO ESPORTE NO MUNDO





O cara divide opiniões, o cara é, por vezes detonado pelos amantes do futebol mas, uma coisa temos que admitir: Galvão Bueno foi presença em (pelo menos) 2 de 5 copas do mundo que você viu o Brasil ganhar, sem contar as finais estaduais de seu time, sem contar as vitórias do Senna, sem contar as ‘tretas’ de bastidores, sem contar seu ufanismo, sem contar o Neymar, sem contar o…. Ah, é bem por ai. Demos uma resumida na biografia de Galvão – o cara que você odeia mas é tão presente em sua vida quanto o cara da padaria.
 
cele_galvao1Começou a carreira no rádio paulista em 1974, depois de trabalhar numa fábrica de materiais plásticos. Trabalhou na TV Gazeta, na Rede Record e na Rede Bandeirantes. Sua primeira narração foi na Rede Globo, na partida entre (seu time de coração) Flamengo e o Club Jorge Wilstermann, da Bolívia, pela Copa Libertadores da América de 1981. No ano seguinte, já estava cobrindo sua primeira Copa do Mundo e, logo após o Mundial realizado na Espanha, tornou-se o narrador titular na emissora, com a saída de Luciano do Valle para a TV Record. Em 1983, fez a cobertura para o Globo Esporte da morte do ex-jogador brasileiro Mané Garrincha no Maracanã.



Em 1992, Galvão deixou a Rede Globo para atuar em outra rede de televisão, a Rede OM (atual CNT), com sede no estado do Paraná, sempre na locução esportiva, na época em que aquela rede se lançava no sentido de alcançar a liderança nacional no segmento. Apesar de algum sucesso nas transmissões da Copa Libertadores da América daquele ano, o projeto não emplacou como se esperava, e no ano seguinte ele estava de volta à Globo.

A partir daí, como principal narrador da emissora, atuou nos grandes momentos do esporte nacional, como as copas do mundo de 1994 e de 2002 – vencidas pela Seleção Brasileira de Futebol, os títulos mundiais e o acidente fatal de Ayrton Senna, além de vários jogos olímpicos. Nos últimos anos, já consagrado, Galvão passou a apresentar o programa Bem, Amigos, no canal de televisão a cabo SporTV, e o quadro Na Estrada, exibido

 

GAFES do GALVÃO

Galvão Bueno é conhecido por ser muito controverso e por cometer gafes durante a transmissão de diversas modalidades esportivas. Em 1994, durante a Copa do Mundo de futebol daquele ano, sem saber que estava sendo gravado, o locutor reclamou sobre Pelé, que trabalhou como comentarista naquela competição. Bueno chegou a afirmar que queria “dar com uma marreta na cabeça dele […]”

maxresdefault

Em 2002, novamente durante uma Copa do Mundo FIFA, dessa vez na Coreia do Sul e no Japão, o global, na transmissão do jogo entre Brasil e China, disse que: “Os chineses agora estão todos torcendo contra o Brasil”.
 
Em 2006, pouco antes do GP de Mônaco de Fórmula 1, outra gafe. O tenor espanhol Placido Domingo estava visitando os boxes das equipes e cumprimentando os pilotos, e Galvão se referiu ao tenor como “Placido Iglesias”, confundindo-o com outro cantor espanhol famoso, Julio Iglesias.

Em 2009, durante o GP do Bahrein de Fórmula 1, Bueno escalou uma banda musical imaginária com o já falecido tecladista Richard Wright, do Pink Floyd, como baterista. Na verdade, sua intenção foi se referir a Nick Mason, real percussionista da banda britânica, que é fã do esporte e estava no Oriente Médio para acompanhar a prova.

 
Em agosto de 2012, durante a transmissão dos Jogos Olímpicos de Londres, Galvão discutiu no ar, pelo canal fechado SporTV, com o comentarista Renato Maurício Prado, após não gostar de uma brincadeira feita pelo seu então colega de emissora.21 Após o imbróglio, Prado acabou afastado e, em novembro, assinou com a concorrente Fox Sports.

Novamente em 2012, agora em outubro, a Globo, durante a transmissão do UFC 153, entre Anderson Silva e Stephan Bonnar, teve de baixar o som ambiente, pois o público, em coro, não parava de xingar o narrador…… Dentre outras.


Nome completo              Carlos Eduardo dos Santos Galvão Bueno

Nascimento       21 de julho de 1950 (67 anos)
Rio de Janeiro (RJ)
Ocupação           Narrador, radialista e apresentador esportivo
Cargo    Narrador e apresentador
Cônjuge(s)         Lúcia Ferro Costa (1972-Não Determinado)
Desirée Soares Galvão Bueno (2000-Não Determinado)

Filho(s)                Carlos Eduardo Santos Galvão Bueno Filho
Paulo Eduardo Ferro Costa Galvão Bueno
Letícia Ferro Costa Galvão Bueno
Luca Soares Galvão Bueno
Nacionalidade  brasileiro
Trabalhos notáveis        Rede Globo de Televisão



ECLIPEDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comunicação Web

homem é morto na varanda de sua residência em Irara

  Na noite passada (13), por volta das 20h, um homem de 30 anos foi encontrado morto na varanda de sua residência na Fazenda Boa Vista, muni...