quarta-feira, 27 de junho de 2018

Unidade do HGRS tem capacidade para 620 procedimentos por mês


Com o objetivo de ampliar a capacidade do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), foi inaugurado, nesta terça-feira, 26, o Hospital Dia, uma unidade cirúrgica para baixa e média complexidade, localizada dentro do complexo, no Cabula, em Salvador. A capacidade é de 620 procedimentos por mês e o investimento foi de R$ 2,38 milhões – recursos próprios do Estado.
Durante a entrega do novo equipamento, o governador Rui Costa, ainda, assinou a ordem de serviço para reforma e ampliação do HGRS que terá um custo de R$ 20,8 milhões, montante decorrente de um empréstimo do governo com o Banco Interamericano. O prazo é que as novas intervenções sejam finalizadas em até dez meses.
“Queremos aumentar a produtividade e o número de cirurgias do Roberto Santos. A maioria delas que poderiam ter sido feitas no padrão de Hospital Dia, ou seja, o paciente sair em, no máximo, 24 horas eram tratadas dentro do fluxo normal. Com isso, se fazia competição entre a cirurgia mais complexa e a mais simples”, destacou o governador.
O secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, afirmou que o Hospital Dia é destinado para o casos cirúrgicos que não necessitem internação por 24 horas. Os pacientes são operados e recebem alta no mesmo dia.
“São pacientes com catarata, glaucoma, hérnias em crianças, adenoides, amígdalas, hemorroidas. Todos poderão ser atendidos no Hospital Dia”, disse. Segundo o secretário, os pacientes serão provenientes do ambulatório do HGRS e do sistema de regulação do Estado.
“O objetivo do Hospital Dia é ampliar os serviços prestados pelo Roberto Santos que, por ser um hospital de referência para a alta complexidade no estado, não conseguia ofertar esse tipo de serviço de baixa e média complexidade”, ressaltou.
O espaço dispõe de três salas de cirurgias de pequeno porte e 12 leitos de recuperação pós-anestésica. “Essa unidade vai ampliar a oferta de serviços, permitindo atender mais pessoas, principalmente aquelas da Região Metropolitana de Salvador que tinham dificuldade de acessar esse tipo de atendimento”, acrescentou Vilas-Boas.
A unidade do Roberto Santos é a segunda do tipo “Dia” na Bahia. A primeira foi instalada no Hospital da Mulher, ma Cidade Baixa, onde são feitas intervenções ginecológicas.
Novas intervenções
O Roberto Santos receberá, ainda, com as intervenções de reforma e ampliação que incluirão: implantação da UTI Cardio, expansão do Centro de Hemorragia Digestiva, reforma das áreas de centro cirúrgico, setor de diálise, enfermaria de nefrologia e vascular e uma subestação, além da construção do Setor de Nutrição e Dietética.


A TARDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comunicação Web

homem é morto na varanda de sua residência em Irara

  Na noite passada (13), por volta das 20h, um homem de 30 anos foi encontrado morto na varanda de sua residência na Fazenda Boa Vista, muni...