terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Morre aos 94 anos Roberto Santos, ex-governador da Bahia

 


A morte do ex-governador Roberto Santos, aos 94 anos, nesta terça-feira (9), mobilizou políticos e autoridades que admiravam sua trajetória tanto na política quando no fomento da ciência, saúde e educação na Bahia. 


O governador Rui Costa expressou condolências e falou sobre sua admiração pelo ex-governador. “Com profundo pesar, recebi a notícia do falecimento do ex-governador Roberto Santos. Médico, professor e ex-reitor da Universidade Federal da Bahia, Doutor Roberto Santos deu grande contribuição ao desenvolvimento do estado e nos deixa um legado de muito trabalho, respeito aos baianos e valorização da ciência. Meus sentimentos aos seus familiares e amigos por esta grande perda”, afirmou ele, antes de decretar 3 dias de luto oficial na Bahia. 


A Ufba também declarou luto pela morte. “Informo aos membros da comunidade UFBA que Dr. Roberto Santos, nosso ex-reitor e nosso grande amigo, acaba de falecer. A UFBA, mais uma vez, está de luto. Expresso aqui nossos sentimentos mais profundos”, informou o reitor João Carlos Salles, ao confirmar o falecimento à comunidade estudantil.


Presidente nacional do Democratas e ex-prefeito de Salvador, ACM Neto destacou sua vida pública e as contribuições que deu para o desenvolvimento do estado e do país. “A Bahia e o Brasil perderam um grande homem público, que fez da simplicidade a sua marca registrada. Em todos os cargos que exerceu, de deputado a governador, de ministro a reitor da Universidade Federal da Bahia, o professor Roberto Santos contribuiu muito para projetar Salvador e a Bahia”, afirmou Neto.


“Sua carreira científica e sua dedicação à UFBa foram muito importantes na formação de uma geração de estudantes e pesquisadores. Que Deus conforte os familiares do professor Roberto Santos e dê muita força neste momento de profunda tristeza”, concluiu o ex-prefeito da capital.


O atual prefeito, Bruno Reis, destacou a importância histórica de Santos na reconstrução democrática do País na década de 80. “Roberto Santos teve importância fundamental na história da Bahia. Foi um ser humano comprometido com o desenvolvimento de nosso estado, principalmente nos setores de Educação e Saúde. Seu nome ficará registrado como um dos principais líderes da recente história da Bahia e do Brasil. Quero expressar os meus sentimentos aos seus familiares e amigos nesse momento de dor”, declarou Reis.


Os secretários da Saúde de Salvador e da Bahia, Leo Prates e Fábio Vilas-Boas, também expressaram condolências.


“A Bahia perdeu hoje um dos seus maiores filhos de todos os tempos. O Professor Roberto Santos foi Médico, Professor de Medicina, Reitor da UFBA, Governador da Bahia, membro das Academias de Medicina e de Ciências da Bahia e, acima de tudo, inspirou a vida de muitas pessoas”, afirmou Vilas-Boas, nas redes sociais. Ele também postou uma foto com o ex-governador.


“Um dos grandes políticos a lutarem pelos interesses da nossa Bahia. O seu legado será eterno. Ofereço os meus sinceros sentimentos à família e amigos”, comentou Leo Prates.


Luzia Mota, reitora do Instituto Federal da Bahia (Ifba), se solidarizou com a morte de Roberto Santos. "Hoje perdemos um cientista, professor, político, ex-governador e ex-reitor da Ufba. O Ifba também está de luto", disse.


Políticos de diversas correntes ideológicas também lamentaram o adeus a Roberto Santos pelas redes sociais. Veja algumas postagens.


CORREIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homem morre após acidente com espada de fogo em Sapeaçu

  Um homem identificado como Tarcísio Torres, morador da cidade de Salvador, morreu após um acidente envolvendo uma espada durante a tradici...