terça-feira, 14 de julho de 2020

Vacina russa contra covid-19 entra em última fase de testes e pode ser distribuída em agosto




A Rússia anunciou que concluiu parte dos testes clínicos necessários para comprovar a eficácia da vacina contra a Covid-19. “A pesquisa foi concluída e provou que a vacina é segura”, disse Yelena Smolyarchuk, chefe do centro de pesquisas clínicas da Universidade Sechenov, à agência de notícias estatal TASS.


A vacina aprovada foi desenvolvida pelo Centro Nacional de Pesquisa para Epidemiologia e Microbiologia Gamalei. Segundo o diretor da instituição, Alexander Gintsburg, a previsão é que a vacina “entre em circulação civil” entre 12 e 24 de agosto.


Os testes de fase 1 e fase 2 normalmente verificam a segurança de um remédio antes de este avançar para a fase 3, que testa sua eficácia em um grupo maior de voluntários. A distribuição equivale a um teste de fase 3 e as pessoas que receberem a vacina ficarão sob supervisão


O Ministério da Saúde russo realizará esses últimos testes bioquímicos da vacina, mas deve finalizar o processo até setembro, mês no qual Gintsburg prevê o início da produção em massa por laboratórios privados.


A Universidade Sechenov agrupou 38 voluntários remunerados para o estudo, e parte deles já receberá alta na quarta-feira, 15, quando terão completado 28 dias em isolamento. Os voluntários têm entre 18 e 65 anos e ainda serão monitorados por mais seis meses.


Em todo o mundo, das 19 vacinas experimentais contra a covid-19 em testes com humanos, só duas estão em testes finais de fase 3 —uma da chinesa Sinopharm e outra da AstraZeneca e da Universidade de Oxford, que tem parte do teste realizada no Brasil.


A chinesa Sinovac Biotech deve se tornar a terceira no final deste mês, e também com testes no Brasil.


A Rússia é o quarto país do mundo com o maior número de pessoas contaminadas pelo coronavírus. Segundo dados da Universidade Johns Hopkins, o país tem mais de 730 mil pessoas infectadas e já passou de 11 mil mortes causadas pela covid-19.



A TARDE 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comunicação Web

Bombeiros baianos resgatam mais de 200 pessoas atingidas pelas chuvas no Rio Grande do Sul

Os bombeiros baianos enviados ao Rio Grande do Sul para auxiliar equipes de salvamento resgataram pelo menos 208 cidadãos até esta segunda-f...