O município de Conceição do Almeida completa hoje, 18 de julho, 130 anos de Emancipação Política e Administrativa. Devido a pandemia do Coronavírus as comemorações serão em casa. Uma missa em Ação de Graças será celebrada virtualmente, na Igreja Matriz, às 10h, no facebook "Maria Conceição".
Breve histórico
O antigo Curato do Almeida (Capela do Almeida) depois de Vila da Nossa Senhora da Conceição do Almeida, Conceição do Almeida se emancipou do surgimento como aglomerado ou povoado, até o Curato do Almeida ou Capela do Almeida.
A origem cuja denominação se deu a uma família de agricultores cujo patriarca era Antonio Coelho D’Almeida Sande, que com sua devoção a Santa Nossa Senhora da Conceição, edificaram uma capela, onde hoje é a igreja matriz. A Capela do Almeida passou a Vila da Nossa Senhora da Conceição do Almeida, originando suas terras da primeira Vila do Recôncavo da Bahia, que deu origem como outras antigas vilas a dezenas de municípios da Região do Recôncavo.
O então distrito da Capela do Almeida passou a Vila até a sua emancipação definitiva. O município tem como limites Sapeaçu e Cruz das Almas ao norte e São Felipe e Dom Macedo Costa ao leste, Castro Alves ao oeste e Santo Antônio de Jesus e Varzedo ao sul.
FALA RECÔNCAVO
Nenhum comentário:
Postar um comentário