sábado, 18 de julho de 2020

Conceição do Almeida completa hoje 130 anos de emancipação política.


O município de Conceição do Almeida completa hoje, 18 de julho, 130 anos de Emancipação Política e Administrativa. Devido a pandemia do Coronavírus as comemorações serão em casa. Uma missa em Ação de Graças será celebrada virtualmente, na Igreja Matriz, às 10h, no facebook "Maria Conceição".

Breve histórico

O antigo Curato do Almeida (Capela do Almeida) depois de Vila da Nossa Senhora da Conceição do Almeida, Conceição do Almeida se emancipou do surgimento como aglomerado ou povoado, até o Curato do Almeida ou Capela do Almeida.

A origem cuja denominação se deu a uma família de agricultores cujo patriarca era Antonio Coelho D’Almeida Sande, que com sua devoção a Santa Nossa Senhora da Conceição, edificaram uma capela, onde hoje é a igreja matriz. A Capela do Almeida passou a Vila da Nossa Senhora da Conceição do Almeida, originando suas terras da primeira Vila do Recôncavo da Bahia, que deu origem como outras antigas vilas a dezenas de municípios da Região do Recôncavo. 

O então distrito da Capela do Almeida passou a Vila até a sua emancipação definitiva. O município tem como limites Sapeaçu e Cruz das Almas ao norte e São Felipe e Dom Macedo Costa ao leste, Castro Alves ao oeste e Santo Antônio de Jesus e Varzedo ao sul.


FALA RECÔNCAVO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comunicação Web

Bombeiros baianos resgatam mais de 200 pessoas atingidas pelas chuvas no Rio Grande do Sul

Os bombeiros baianos enviados ao Rio Grande do Sul para auxiliar equipes de salvamento resgataram pelo menos 208 cidadãos até esta segunda-f...