segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Prefeitura de Ubaíra declara Situação de Emergência por conta da chuva, acumulado chegou a 140 mm


A prefeitura de Ubaíra, no Vale do Jiquiriçá, distante 260 km de Salvador, decretou Situação de Emergência nesta segunda-feira (27), um dia após o temporal que causou diversos estragos no município.

O Decreto de nº 13/2020 começa argumentando o alto índice pulverimétrico registrado após 30 minutos de chuva, segundo a prefeitura, foram 140 mm, os dados foram atestados pelo Instituto Nacional de Meteorologia – INMET.

No decreto o poder público argumenta a quantidade de desalojados e desabrigados, [pela manhã falava-se em mais de 40 famílias], interrupção de atendimentos em Unidades Básicas de Saúde – UBS, os prejuízos causados ao comércio local e a interrupção de tráfego em estradas vicinais.

O decreto vigente por 180 dias, facilitará na capitalização de recursos, autoriza o poder público a contratar sem licitação, a promover desapropriações, baseada no interesse público e promoção de ações em resposta ao desastre.

A prefeitura também autorizou a convocação de voluntários para realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada, sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil. Veja aqui o decreto na integra.

Nesta segunda-feira uma grande operação de limpeza com máquinas e caçambas foi montada na sede do município, moradores localizaram um carro arrastado pela força da enxurrada, a cerca de 1 KM do local onde estava estacionado.


MÍDIA BAHIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homem morre após acidente com espada de fogo em Sapeaçu

  Um homem identificado como Tarcísio Torres, morador da cidade de Salvador, morreu após um acidente envolvendo uma espada durante a tradici...