segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Campanha Digital: Pelegrino, Imbassahy e Aleluia lideram entre federais no Facebook


Com o calendário mais curto e mais limites nas regras de campanha política, muitos candidatos têm investido pesado nas redes sociais como forma de conquistar o eleitorado. Entre fotos, vídeos, lives e todo tipo de recurso para divulgar suas propostas a um eleitorado cansado da linguagem da política tradicional, alguns políticos da Bahia têm se destacado.

O Varela Notícias realizou um estudo para saber como anda a popularidade dos candidatos a deputado federal no Facebook nas duas primeiras semanas de campanha. O período mensurado foi do dia 19 de Agosto até o dia 3 de Setembro e acumula o número de reações, comentários e compartilhamentos do conteúdo apresentado. O estudo está limitado às fanpages dos candidatos, não incluindo perfis, páginas secundárias, ou mesmo outras redes sociais.

CANDIDATOS A DEPUTADO FEDERAL

Em primeiro lugar está o deputado federal Pelegrino, candidato à reeleição, com 32.1 mil envolvimentos no período apurado. O petista tem associado sua campanha digital a um conteúdo massivo de publicações voltadas à defesa do ex-presidente Lula, o que gerou um grande número de compartilhamentos e comentários. Foram 121 publicações no período analisado. O tema, inclusive, supera as publicações que falam sobre sua própria candidatura. A estratégia pode mascarar um resultado muito menor. Entre vídeos, imagens e lives em defesa de Lula, os posts sobre sua campanha têm gerado muito menos alcance quando comparados.

Em segundo lugar está Antônio Imbassahy, outro candidato a reeleição e que obteve 21.6 mil envolvimentos nos 15 dias analisados. O tucano tem apostado em um conteúdo simples, com cards e fotos que reforçam o recall de seu período como prefeito de Salvador e realizações de seu mandato como deputado federal e líder do PSDB na Câmara. Aliado a isso, Imbassahy tem adotado outra estratégia similar a de Pelegrino, ao pegar carona em temas de relevância nas redes. Até mesmo foto do medalhista olímpico Isaquias Queiroz figura entre suas publicações.

Em terceiro lugar está o deputado federal José Carlos Aleluia, também candidato a reeleição. Aleluia tem 20 publicações no período com 17.8 mil envolvimentos. O democrata tem apostado na divulgação de realizações de seu mandato e de sua história política. A publicação de maior destaque no período é um vídeo em que um ator conta como o deputado conseguiu derrubar no STF a vistoria veicular anual na Bahia, com 130 mil visualizações.

O balanço realizado pelo Varela Notícias cobriu o primeiro terço do período eleitoral e revelou também que muitos candidatos têm usado a ferramenta do impulsionamento com a ausência de informações exigidas pela Lei Eleitoral. É obrigatório que esteja explícito a origem do recurso utilizado e o CNPJ da campanha. Resta saber se a Justiça Eleitoral vai fazer vista grossa ou se deve representar contra os irregulares. A pena pode variar de multa entre R$ 5.000 e R$ 30.000.



VARELA NOTICIA

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