Com o calendário mais
curto e mais limites nas regras de campanha política, muitos candidatos têm
investido pesado nas redes sociais como forma de conquistar o eleitorado. Entre
fotos, vídeos, lives e todo tipo de recurso para divulgar suas propostas a um
eleitorado cansado da linguagem da política tradicional, alguns políticos da
Bahia têm se destacado.
O Varela Notícias
realizou um estudo para saber como anda a popularidade dos candidatos a
deputado federal no Facebook nas duas primeiras semanas de campanha. O período
mensurado foi do dia 19 de Agosto até o dia 3 de Setembro e acumula o número de
reações, comentários e compartilhamentos do conteúdo apresentado. O estudo está
limitado às fanpages dos candidatos, não incluindo perfis, páginas secundárias,
ou mesmo outras redes sociais.
CANDIDATOS A DEPUTADO
FEDERAL
Em primeiro lugar
está o deputado federal Pelegrino, candidato à reeleição, com 32.1 mil
envolvimentos no período apurado. O petista tem associado sua campanha digital
a um conteúdo massivo de publicações voltadas à defesa do ex-presidente Lula, o
que gerou um grande número de compartilhamentos e comentários. Foram 121
publicações no período analisado. O tema, inclusive, supera as publicações que
falam sobre sua própria candidatura. A estratégia pode mascarar um resultado
muito menor. Entre vídeos, imagens e lives em defesa de Lula, os posts sobre
sua campanha têm gerado muito menos alcance quando comparados.
Em segundo lugar está
Antônio Imbassahy, outro candidato a reeleição e que obteve 21.6 mil
envolvimentos nos 15 dias analisados. O tucano tem apostado em um conteúdo
simples, com cards e fotos que reforçam o recall de seu período como prefeito
de Salvador e realizações de seu mandato como deputado federal e líder do PSDB
na Câmara. Aliado a isso, Imbassahy tem adotado outra estratégia similar a de
Pelegrino, ao pegar carona em temas de relevância nas redes. Até mesmo foto do
medalhista olímpico Isaquias Queiroz figura entre suas publicações.
Em terceiro lugar
está o deputado federal José Carlos Aleluia, também candidato a reeleição.
Aleluia tem 20 publicações no período com 17.8 mil envolvimentos. O democrata
tem apostado na divulgação de realizações de seu mandato e de sua história
política. A publicação de maior destaque no período é um vídeo em que um ator
conta como o deputado conseguiu derrubar no STF a vistoria veicular anual na
Bahia, com 130 mil visualizações.
O balanço realizado
pelo Varela Notícias cobriu o primeiro terço do período eleitoral e revelou
também que muitos candidatos têm usado a ferramenta do impulsionamento com a
ausência de informações exigidas pela Lei Eleitoral. É obrigatório que esteja
explícito a origem do recurso utilizado e o CNPJ da campanha. Resta saber se a
Justiça Eleitoral vai fazer vista grossa ou se deve representar contra os
irregulares. A pena pode variar de multa entre R$ 5.000 e R$ 30.000.
VARELA NOTICIA
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