O Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário destacou que a convocação não é linear nem ocorre para todas as faixas ao mesmo tempo, em todas as cidades. Portanto, em algumas cidades, maiores de 60 anos podem já ser chamados, e em outras, não.
Os primeiros convocados foram beneficiados mais jovens, ainda no ano passado. Na segunda leva, em fevereiro deste ano, foi a vez dos segurados com mais de 50 anos. Agora, conforme a publicação, o INSS vai chamar desta vez pessoas com mais de 60 anos.
Números
O governo federal cancelou quase 85 mil auxílios-doença que vinham sendo pagos indevidamente, o que trouxe economia de R$ 1,6 bilhão aos cofres da União. O pente-fino nesses benefícios começou em julho do ano passado, após o governo identificar 1,7 milhão de pessoas que estavam recebendo o benefício por determinação judicial sem que tivessem passado por avaliação médica nos últimos dois anos.
Até 13 de abril, foram realizadas 87.517 perícias, o que resultou no cancelamento de 73.352 benefícios, 84% do total. O índice é bastante superior ao anunciado inicialmente pelo governo, que disse trabalhar com uma expectativa de reversão de 30% dos benefícios.
Como funciona o pente-fino
Como serei avisado?
Aposentados por invalidez e beneficiários de auxílio-doença que estão há mais de dois anos sem perícia serão convocados por meio de carta com aviso de recebimento.
O que faço para agendar a perícia?
Assim que receber a convocação, o beneficiário terá cinco dias para agendar a perícia. O agendamento deverá ser feito pelo telefone 135, da Previdência Social. A ligação de telefone fixo é gratuita e a de celular tem custo de ligação local.
Que documentos devo levar na perícia?
O beneficiário deverá levar seus documentos pessoais, como RG e CPF, e toda a documentação médica como atestados, laudos, receitas e exames.
E se eu faltar?
Quem não atender a convocação ou não comparecer na data agendada terá o benefício suspenso até regularizar a situação . fonte diário gaúcho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário