quarta-feira, 24 de maio de 2017

Presídio que irá receber Sérgio Cabral está pronto após 3 meses de reforma; veja imagens

 Sérgio Cabral e outros presos da Lava-Jato vão ser transferidos de cadeia

Após três meses e R$ 26 mil investidos, as obras no presídio que vai receber o ex-governador do Rio Sérgio Cabral chegaram ao fim. Famoso no passado pelas regalias aos presidiários, o antigo Batalhão Especial Prisional (BEP), em Benfica, na Zona Norte do Rio, passou por reparos e o RJTV teve acesso com exclusividade às instalações.

As intervenções – como instalações de câmera, grades e pintura – levaram um mês a mais do que o tempo previsto. A ala que foi reformada irá receber os presos da Lava Jato com curso superior e também pra quem for por preso porque não paga pensão dos filhos. No passado, o espaço ficou marcado por ter instalações com ar-condicionado, festa de aniversário e celas com jeito de suíte.

Em 2015 o BEP foi extinto e em 2017 o prédio passou a abrigar a cadeia pública José Frederico Marques, um presídio de triagem. De acordo com a Seap, todas as áreas são monitoradas por câmeras. A nova ala tem 162 vagas: são três galerias também vigiadas por câmeras, com nove celas cada uma. A equipe de reportagem não viu bloqueadores de celular e detectores de metal instalados, por enquanto.

Todas as celas têm o mesmo tamanho de 16 m². O tamanho padrão tem capacidade para seis detentos que vão ficar em três beliches. Os colchões disponibilizados são os que foram usados pelos atletas olímpicos. Cada detento também tem direito a uma tomada e poderá levar um ventilador.

O espaço ainda está equipado para que uma TV de no máximo 14 polegadas seja instalada na cela. A cela tem um banheiro equipado com vaso sanitário, pia e um chuveiro com água fria.

“Não tem ponto cego nesta unidade, qualquer passo do preso é acompanhado por mim diretor, pelos inspetores escalados no plantão, 24 horas por dia. A gente tem o armazenamento de até 30 dias de imagem. A gente busca imagem de até 30 dias a gente consegue. Futuramente estamos colocando um servidor aqui para armazenar isso ad eternum”, afirmou o diretor do presídio Fábio Ferraz.


Mudanças em relação a Bangu
Câmera em presídio onde vai ficar Cabral (Foto: Reprodução/TV Globo)

Os presos farão as refeições e leitura dentro da cela. Os internos não poderão mais ficar o tempo que quiserem dentro da biblioteca, a entrada é permitida apenas para escolherem o livro. O coordenador dos presídios da Região Metropolitana do Rio, Rafael Ouviña, explicou quais as diferenças entre a unidade e as cadeias de Bangu.

“A unidade aqui é mais compacta, fica só num andar. Lá não, a unidade é linear, com mais espaço para circulação, banho de sol tem um espaço maior. Então, privacidade e espaço aqui com certeza ele vai ter menos”, disse Rafael.

“A coordenação fica anexa aqui ao presídio, vai atender a fiscalização do Ministério Público, do juiz da Vara de Execuções Penais (VEP), todos os órgãos vão vir aqui e o monitoramento, que é de alta tecnologia, de HD. Os servidores também que estão vindo para cá, são servidores que têm credibilidade para trabalhar com este tipo de preso, de curso superior, então, com certeza, a gente não vai ter problema aqui”, completou.

A secretaria de Administração Penitenciária declarou que ainda não há uma data prevista pra transferência dos presos.


Réu pela 9ª vez
Equipe do RJTV entrou no presídio para onde será transferido Sérgio Cabral (Foto: Reprodução/TV Globo)

O juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Criminal Federal, aceitou nesta terça-feira (23) a denúncia do Ministério Público Federal (MPF) contra o ex-governador Sérgio Cabral e outras nove pessoas. Eles são acusados de receber quase R$ 47 milhões de propina da Carioca Engenharia em troca de fraudes em licitações e superfaturamento de obras públicas. Essa é a nona denúncia da Lava Jato contra Cabral, que está preso desde novembro, alvo da primeira acusação, na Operação Calicute.


 RJTV visita cadeia para onde será transferido Sérgio Cabral (Foto: Reprodução/TV Globo)fonte G1. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comunicação Web

PM volta a destruir acampamentos utilizados por criminosos em Maragogipe

Na tarde desta quinta-feira, 16, a Polícia Militar destruiu mais cinco acampamentos utilizados por criminosos em uma região de m...