Apesar de inicialmente parecer pouco, esse valor acaba trazendo impactos nas finanças da casa como um todo, sobretudo para famílias maiores. Por conta disso, algumas novas atitudes na cozinha podem auxiliar na economia sem que o consumidor precise perder qualidade na hora de preparar as refeições.
Como economizar gás de cozinha?
Certas dicas permitem a economia não só de gás e de dinheiro, mas também de tempo.
Confira:
● Antes de levar ao fogo alimentos como grão de bico, feijão e outros grãos, deixe-os de molho por algum tempo. Isso ajuda a amaciar a parte interna e acelerar o cozimento. Outra dica é cortar em cubos ou em pedaços menores os legumes, carnes e raízes (como mandioca, por exemplo).
● Dinamize o uso do forno. O tempo de preaquecimento das receitas deve ser respeitado como indicado no modo de preparo, sem a necessidade de deixar mais tempo. Evite a abertura da porta do forno muitas vezes durante o cozimento, pois isso faz com que o calor interno escape e a receita demore um pouco mais para ficar pronta. Se você possui um fogão ou forno grande, aproveite para assar mais de um prato ao mesmo tempo.
● Não há necessidade de exagerar na quantidade de água na hora de cozinhar os alimentos. Além disso, você pode diminuir o fogo após a fervura da água, mantendo o cozimento sem precisar que o fogo esteja em seu máximo o tempo todo.
● Feche bem a tampa das panelas, acelerando o cozimento e economizando gás. Sempre que possível, prefira as panelas de pressão, pois são bem mais rápidas.
● Falando em panelas, fique sempre atento ao tamanho delas versus o tamanho do queimador. Panelas muito pequenas em queimadores muito grandes podem ocasionar o desperdício de mais de 40% do potencial da chama, ou seja: desperdício de gás.
● Mantenha o fogão e os queimadores sempre limpos, evitando entupimentos.
● Panela velha não: as panelas que já estão com o fundo irregular precisam ser substituídas. O fundo plano ajuda na distribuição ideal do calor, otimizando o uso da chamar. fonte. jornaldoestado.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário