JULINDO CRISTÓVÃO DE OLIVEIRA COSTA, NASCEU EM 25 DE JULHO DE 1919, NA CIDADE DE CONCEIÇÃO DA FEIRA. FILHO DO SR. HERMENEGILDO JUSTINIANO DA COSTA E A SR.ª MARIA AMÉLIA DE OLIVEIRA COSTA, NO ANO DE 1937 JULINDO JUNTAMENTE COM SUA FAMÍLIA DEIXA SUA TERRA NATAL E INICIA SUA VIDA EM SÃO FELIPE, AFIM DE MELHORES CONDIÇÕES, UMA VEZ QUE A SOCIEDADE VIVENCIAVA SIGNIFICATIVAS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS.
AO LADO DE SEU PAI, COMERCIALIZOU MUITO CAFÉ E FUMO QUE ERAM CONSTANTEMENTE EXPORTADOS PARA EUROPA. EM AGOSTO DE 1942, PERÍODO EM QUE O MUNDO VIVENCIAVA, EM SEU AUGE, O TERROR DA 2ª GUERRA MUNDIAL, O JOVEM JULINDO COSTA ASSUME A PREFEITURA DE SÃO FELIPE, SENDO QUE ANTES HAVIA PASSADO POR UMA AVALIAÇÃO DO INTERVENTOR FEDERAL LANDUFO ALVES, QUE CONSTATOU MUITA CAPACIDADE ADMINISTRATIVA DE JULINDO E NOMEOU-O PREFEITO.
NA ÉPOCA, A ARRECADAÇÃO ERA PEQUENA PARA SE FAZER UMA ADMINISTRAÇÃO PRODUTIVA, LOGO ISSO INVIABILIZAVA A PROMOÇÃO E EXECUÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS E BENEFÍCIOS AFINS. O RECOLHIMENTO DE VERBAS SE BASEAVA NO IMPOSTO PREDIAL E IMPOSTO SOBRE O SOLO, NO ENTANTO, MESMO COM TANTAS DIFICULDADES ORÇAMENTÁRIAS E BAIXO RECOLHIMENTO, FOI POSSÍVEL A CONSTRUÇÃO DE ALGUMAS PONTES E A MANUTENÇÃO DA ESTRADA DA RODAGEM COM BASTANTE QUALIDADE.
SR. JULINDO GOVERNOU O MUNICÍPIO DO ANO DE 1942 ATÉ 1945. PRESIDIU O PARTIDO PTB, DO QUAL ERA MEMBRO, POR MUITOS ANOS E COM O MESMO CONSEGUIU SE ELEGER VEREADOR POR VÁRIAS LEGISLATURAS. TEVE PAPEL IMPORTANTÍSSIMO, POIS PRESTOU POR MUITOS ANOS SERVIÇO AO MINISTÉRIO PÚBLICO NA FUNÇÃO DE PROMOTOR DE JUSTIÇA, SENDO QUE, NA ÉPOCA A SECRETARIA DE SEGURANÇA NOMEAVA UMA PESSOA COMPETENTE PARA O CARGO. ATUOU POR 70 ANOS, FORTEMENTE, NO COMÉRCIO LOCAL, GERANDO EMPREGOS PARA O MUNICÍPIO. SEU JULINDO CASOU-SE COM A PROFESSORA SR.ª RITA BORBA, E COM ELA VIVEU MAIOR PARTE DE SUA VIDA, TENDO 8 FILHOS, OS QUAIS, ELE E SUA ESPOSA, SE EMPENHARAM PARA CRIAR COM DEDICAÇÃO E AMOR.
PESQUISADO POR LUIS EDUARDO AGUIAR DA SILVA E MOURA
Nenhum comentário:
Postar um comentário