Cidades do vale do Jiquiriçá e Recôncavo voltaram a tremer na madrugada desta segunda-feira (31) e deixou muitas pessoas sem dormir assustados com o fenômeno que está acontecendo com frequência.
Os tremores ocorreram por volta da 03:45 da madrugada.
A terra volta a tremer em várias cidades dos Territórios do Vale do Jiquiriçá, Recôncavo, Piemonte do Paraguaçú e Baixo Sul, conforme destacam internautas nas redes sociais.
Dados do LABSis
Na Figura 1 mostramos os epicentros determinados pela rede RSBR e pelo USGS. Ambos tem incertezas grandesu pois, no caso do USGS a estação mais próxima está a cerca de 1.000 km e no caso da RSBR de cerca de 220 km. A localização da área epicentral com maior precisão vai ser possível com a instalação de uma rede sismográfica local, pelo LabSis/UFRN, com financiamento do INCT de Estudos Tectônicos, prevista para os próximos dias.
O evento mais antigo que se tem notícia nessa região foi o de um tremor de magnitude estimada em 3.5 que ocorreu em dezembro de 1899, sentido em Amargosa. Nos anos seguintes, até 1920, houve uma intensa atividade sísmica na Bahia, no Recôncavo e suas vizinhanças, mas, posteriormente, a atividade diminuiu. Como em sismologia é impossível fazer previsões, não é possível saber se esses eventos vão ficar circunscritos às proximidades de Amargosa ou vão iniciar um novo ciclo de intensa atividade sísmica nessa região da Bahia.
RECÔNCAVO NO AR
Nenhum comentário:
Postar um comentário