O governador da Bahia, Rui Costa, anunciou que alunos e funcionários de 12 escolas estaduais do subúrbio ferroviário de Salvador, vão passar por testes da Covid-19, a partir de segunda-feira (31). O anúncio foi feito na noite desta quarta-feira (26), durante o programa #PapoCorreria, transmitido nas redes sociais do governador.
"Os gráficos de taxas de contaminação na Bahia estão em declínio, mas ainda não vimos declínios nos números de óbitos. A expectativa é que vejamos isso nas próximas semanas. O planejamento está feito e estamos preparados, mas vamos esperar esses números darem mais confiança, o número de óbitos cair", disse Rui Costa.
Segundo o governador, a testagem tem previsão de alcançar uma comunidade escolar de 11.103 pessoas, sendo 10.392 estudantes, 224 funcionários e 487 professores. Eles devem passar por exame de RT-PCR (cotonetes que coletam secreção do nariz e garganta).
"Diferentemente das outras vezes, nas quais foram utilizados testes rápidos, a testagem feita no subúrbio ferroviário será do tipo PCR, de maior confiabilidade ainda, com coleta de material biológico, por meio de vias nasais", disse.
Até o momento, o governo fez testes que detectam o coronavírus em alunos das escolas estaduais de Ilhéus, Itabuna, Ipiaú, Itajuípe, Uruçuca e Jequié.
"São localidades que registraram ou registram altos índices de contaminação e, para nossa surpresa, estamos registrando, em média, 12% [de taxa], com até 24% em Ilhéus e 22% em Itabuna, número muito alto, considerando que não chegamos ainda em 12%, muito menos em 24%, da população oficialmente contaminada", avaliou.
De acordo com o governo da Bahia, a testagem nas escolas do subúrbio de Salvador será feita das 8h às 12h e das 14h às 16h. Cada escola terá um dia para a testagem e cada gestão convocará a sua comunidade escolar, para evitar aglomerações.
Para o atendimento, todas as unidades escolares serão preparadas com a higienização do local e disponibilização de álcool em gel e pias com sabão para a lavagem das mãos, além da exigência do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI).
Conforme o governo, as pessoas que serão testadas deverão usar máscaras de proteção para o acesso aos locais. Ao entrar, todos serão direcionados para a higienização correta das mãos.
Confira a lista com algumas das escolas que vão receber testagens:
Colégio Estadual Raymundo Matta - (Lobato)
Colégio Estadual Doutor Ailton Pinto De Andrade - (Lobato)
Colégio Estadual Tereza Helena Mata Pires - (Alto do Cabrito)
Colégio Estadual Professor Aristides De Souza Oliveira - (Plataforma)
Colégio Estadual Cleriston Andrade - (Itacaranha)
Colégio Estadual Sara Violeta de Mello Kertesz - (Rio Sena)
Colégio Estadual Dalva Matos - (Prainha do Lobato)
Colégio da Policia Militar - (Lobato)
Colégio Estadual de Plataforma - (Plataforma)
Colégio Estadual Democrático Bertholdo Cirilo Dos Reis - (Plataforma)
Colégio Estadual Josias de Almeida Melo - (Plataforma)
Colégio Estadual Luis Rogério de Souza - (Plataforma)
G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário