quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Governador Rui Costa anuncia testagem de alunos e funcionários de algumas escolas estaduais do subúrbio de Salvador; lista




O governador da Bahia, Rui Costa, anunciou que alunos e funcionários de 12 escolas estaduais do subúrbio ferroviário de Salvador, vão passar por testes da Covid-19, a partir de segunda-feira (31). O anúncio foi feito na noite desta quarta-feira (26), durante o programa #PapoCorreria, transmitido nas redes sociais do governador.


"Os gráficos de taxas de contaminação na Bahia estão em declínio, mas ainda não vimos declínios nos números de óbitos. A expectativa é que vejamos isso nas próximas semanas. O planejamento está feito e estamos preparados, mas vamos esperar esses números darem mais confiança, o número de óbitos cair", disse Rui Costa.


Segundo o governador, a testagem tem previsão de alcançar uma comunidade escolar de 11.103 pessoas, sendo 10.392 estudantes, 224 funcionários e 487 professores. Eles devem passar por exame de RT-PCR (cotonetes que coletam secreção do nariz e garganta).


"Diferentemente das outras vezes, nas quais foram utilizados testes rápidos, a testagem feita no subúrbio ferroviário será do tipo PCR, de maior confiabilidade ainda, com coleta de material biológico, por meio de vias nasais", disse.


Até o momento, o governo fez testes que detectam o coronavírus em alunos das escolas estaduais de Ilhéus, Itabuna, Ipiaú, Itajuípe, Uruçuca e Jequié.


"São localidades que registraram ou registram altos índices de contaminação e, para nossa surpresa, estamos registrando, em média, 12% [de taxa], com até 24% em Ilhéus e 22% em Itabuna, número muito alto, considerando que não chegamos ainda em 12%, muito menos em 24%, da população oficialmente contaminada", avaliou.

De acordo com o governo da Bahia, a testagem nas escolas do subúrbio de Salvador será feita das 8h às 12h e das 14h às 16h. Cada escola terá um dia para a testagem e cada gestão convocará a sua comunidade escolar, para evitar aglomerações.


Para o atendimento, todas as unidades escolares serão preparadas com a higienização do local e disponibilização de álcool em gel e pias com sabão para a lavagem das mãos, além da exigência do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI).


Conforme o governo, as pessoas que serão testadas deverão usar máscaras de proteção para o acesso aos locais. Ao entrar, todos serão direcionados para a higienização correta das mãos.


Confira a lista com algumas das escolas que vão receber testagens:

Colégio Estadual Raymundo Matta - (Lobato)

Colégio Estadual Doutor Ailton Pinto De Andrade - (Lobato)

Colégio Estadual Tereza Helena Mata Pires - (Alto do Cabrito)

Colégio Estadual Professor Aristides De Souza Oliveira - (Plataforma)

Colégio Estadual Cleriston Andrade - (Itacaranha)

Colégio Estadual Sara Violeta de Mello Kertesz - (Rio Sena)

Colégio Estadual Dalva Matos - (Prainha do Lobato)

Colégio da Policia Militar - (Lobato)

Colégio Estadual de Plataforma - (Plataforma)

Colégio Estadual Democrático Bertholdo Cirilo Dos Reis - (Plataforma)

Colégio Estadual Josias de Almeida Melo - (Plataforma)

Colégio Estadual Luis Rogério de Souza - (Plataforma)



G1 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comunicação Web

Criança de São Félix morre na UPA de Cruz das Almas com sinais de afogamento

Um menino de dois anos morreu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA24H) de Cruz das Almas, na tarde desta quarta-feira, 15, após dar entrada...