quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Em Dia do Samu, médico faz parto de risco, salva bebê prematuro e gestante durante parada cardíaca

 


O jovem médico Uenderson Araújo Barbosa, de 30 anos, só soube que hoje, 12 de agosto, era o dia dos profissionais do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) após receber várias mensagens o parabenizando pelo ato que salvou a vida de uma gestante e o seu bebê, durante a madrugada.

A mulher que é hipertensa e não teve a identidade revelada, estava no sexto mês de gestação, passou mal e foi levada às pressas para o Hospital Geral do Estado (HGE). Como a unidade não é referência no atendimento a gestantes, ela precisou ser transferida para a Maternidade José Maria Magalhães Neto, hospital especializado nesse tipo de ocorrência.

Foi aí que a equipe do SAMU onde Uenderson estava entrou na história. Uma outra ambulância foi chamada para atender a emergência, mas como não tinha obstetra, um segundo veículo foi acionado, onde o jovem médico estava.

No caminho, o quadro da paciente evoluiu para uma parada cardiorrespiratória. Em casos graves como este, o êxito de uma manobra é difícil, e o óbito de mãe e filha quase irreversíveis.

Por conta da gravidade da situação, Uenderson tentou uma ação rara e ousada na literatura médica: a cesárea peri-mortem. “Durante as manobras de reanimação, a retirada do bebê aumenta as chances de sobrevivência. Com isso, a mãe voltou da parada cardiorrespiratória”, explicou o médico. “Foi a forma que encontrei de salvar essas vidas. Sempre faço o melhor pelos meus pacientes, quem me conhece sabe que eu esgoto todas as possibilidades”, disse. O procedimento foi realizado dentro do hospital.


VN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comunicação Web

homem é morto na varanda de sua residência em Irara

  Na noite passada (13), por volta das 20h, um homem de 30 anos foi encontrado morto na varanda de sua residência na Fazenda Boa Vista, muni...