terça-feira, 30 de julho de 2019

Sesab alerta para necessidade de prevenção ao sarampo

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) alerta para o risco de sarampo, depois que foram registrados três casos da doença no Estado. No mês de junho houve o primeiro registro, de uma pessoa moradora de São Paulo, que esteve em Porto Seguro. Os outros casos foram de uma pessoa que veio de São Paulo e de um adolescente, de 12 anos, que viajou para a Espanha.
O risco é de ocorrência de novos casos associados à importação do sarampo, que é uma doença viral aguda, considerada uma das mais contagiosas, com potencial para ser extremamente grave. Afeta principalmente crianças menores de 5 anos, especialmente as mal nutridas e bebês não vacinados. Em gestantes pode provocar aborto ou parto prematuro
O órgão afirma que é essencial a manutenção de uma vigilância ativa para detecção precoce de casos suspeitos e a adoção imediata de medidas para prevenção de surtos.
“Todos os municípios devem se manter em alerta para a identificação precoce de casos suspeitos, que se enquadrem na seguinte definição: pessoa com febre e exantema, acompanhada de tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite, independente da idade e situação vacinal anterior”, declara coordenadora do Programa de Imunização da Sesab, Akemi Chastinet.
A recomendação também é que seja feita a intensificação vacinal com tríplice viral, que visa a melhoria da cobertura de forma seletiva, conforme o calendário de vacinação.

A TARDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homem morre após acidente com espada de fogo em Sapeaçu

  Um homem identificado como Tarcísio Torres, morador da cidade de Salvador, morreu após um acidente envolvendo uma espada durante a tradici...