A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) alerta para o risco de sarampo, depois que foram registrados três casos da doença no Estado. No mês de junho houve o primeiro registro, de uma pessoa moradora de São Paulo, que esteve em Porto Seguro. Os outros casos foram de uma pessoa que veio de São Paulo e de um adolescente, de 12 anos, que viajou para a Espanha.
O risco é de ocorrência de novos casos associados à importação do sarampo, que é uma doença viral aguda, considerada uma das mais contagiosas, com potencial para ser extremamente grave. Afeta principalmente crianças menores de 5 anos, especialmente as mal nutridas e bebês não vacinados. Em gestantes pode provocar aborto ou parto prematuro
O órgão afirma que é essencial a manutenção de uma vigilância ativa para detecção precoce de casos suspeitos e a adoção imediata de medidas para prevenção de surtos.
“Todos os municípios devem se manter em alerta para a identificação precoce de casos suspeitos, que se enquadrem na seguinte definição: pessoa com febre e exantema, acompanhada de tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite, independente da idade e situação vacinal anterior”, declara coordenadora do Programa de Imunização da Sesab, Akemi Chastinet.
A recomendação também é que seja feita a intensificação vacinal com tríplice viral, que visa a melhoria da cobertura de forma seletiva, conforme o calendário de vacinação.
A TARDE
Nenhum comentário:
Postar um comentário