quarta-feira, 2 de maio de 2018

Feira de Santana: Sem vaga em UTI, homem com síndrome de Guillain-Barré é tratado em enfermaria





Feira de Santana: Sem vaga em UTI, homem com síndrome de Guillain-Barré é tratado em enfermaria
02/05/2018 15:58
Feira de Santana: Sem vaga em UTI, homem com síndrome de Guillain-Barré é tratado em enfermaria
Paciente está internado em estado grave em Feira de Santana (Foto: Reprodução/TV Bahia)

Um homem de 53 anos, diagnósticado com síndrome de Guillain-Barré, está internado há 15 dias na enfermaria do Hospital Dom Pedro de Alcântara, em Feira de Santana, cidade a cerca de 100 km de Salvador. O paciente, que tem estado grave, deveria estar em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para receber o tratamento adequado. A síndrome de Guillain-Barré é uma doença neurológica que causa fraqueza muscular e paralisia nos membros superiores e inferiores - braços e pernas. Alguns casos ocorrem após a pessoa contrair o vírus da zika - doença transmitida pelo mosquito aedes aegypti. O tratamento é realizado com doses de imunoglobulina, e é preciso muito cuidado com o paciente, por isso a necessidade da UTI. Valdemir de Jesus Santos foi internado no dia 18 de abril. Não se sabe se o paciente teve zika antes de ter a síndrome. O Hospital Dom Pedro de Alcântara é mantido pela Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana, e atende pacientes da cidade e de mais 72 municípios. A unidade tem 145 leitos, incluindo 12 de UTI. No entanto, todos estão ocupados. "Ele está em coma induzido, sedado, porque sente muitas dores. E perdeu os movimentos, perdeu a fala. O estado dele é gravíssimo. Todos os dias, desde que ele foi internado, não se acha vaga na UTI", contou Iraildes Gonçalves, cunhada de Valdemir. O paciente já começou o tratamento para a síndrome, mas, até esta terça-feira (2), ainda não havia sido transferido para uma UTI. De acordo com a família, o homem já recebeu 5 doses do medicamento. "Vieram 21 doses. Ele já tomou [5], mas ainda não está no local adequado. Nem em uma sala vermelha, nem em uma UTI", disse Iraildes Gonçalves. Em nota, o hospital informou que a sala de enfermaria foi adaptada para que o paciente seja atendido, e que ele está recebendo toda a assistência necessária. A direção do hospital também informou que todos os leitos de UTI estão ocupados, mas que está tentando fazer a regulação para que o paciente seja transferido para outra unidade. A reportagem entrou com contato com Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), responsável pela regulação, para saber se há algum prazo pra que ocorra a transferência do paciente. No entanto, não houve retorno até esta publicação.




(G1 Bahia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homem morre após acidente com espada de fogo em Sapeaçu

  Um homem identificado como Tarcísio Torres, morador da cidade de Salvador, morreu após um acidente envolvendo uma espada durante a tradici...