A Secretaria Municipal de Saúde em resposta a confirmação da epizootia (confirmação da febre amarela em um macaco no município de São Felipe), detectado precocemente pela Vigilância Epidemiológica Municipal, informa a todos que as medidas de ações para controle do vírus da febre amarela estão sendo intensificadas com o intuito de evitar a ocorrência da doença em humanos.
Entre as medidas preventivas, o município estará realizando a intensificação da vacinação para a população que ainda não está imunizada (duas doses registradas no cartão de vacinação), a busca ativa de casos suspeitos em toda a área delimitada e aplicação de inseticidas que será realizada pelos Agentes de Combate a Endemias (ACE).
É importante salientar que o animal não é transmissor da doença, apenas o hospedeiro e, desta forma, a populaçao não deve matá-lo, pois o mesmo nos mostra a circulação do vírus na área. A febre amarela tem duas formas de transmissão: a silvestre e a urbana e, os casos que estão sendo registrados estão relacionados à forma silvestre.
Quanto população, devemos intensificar a vigilância, informando a secretaria de saúde todos os casos de macacos encontrados mortos e eliminando possíveis criadouros do mosquito aedes aegypti, que é o principal transmissor da doença na zona urbana.
Para maiores informações/ esclarecimentos liguem: (75) 3628-3208.
Assessoria de comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário