O fígado se encarrega de secretar a maior parte, ainda que também seja absorvido através do consumo de alguns alimentos que o contêm.
O colesterol é necessário para a formação dos ácidos biliares, responsáveis pela digestão das gorduras; também intervém na produção de alguns hormônios e na saúde cardiovascular.
O problema é que, ainda que muitos órgãos necessitem do colesterol, seu acúmulo excessivo gera danos irreparáveis e, de fato, poderia se tornar um assassino potencial.
O mais preocupante é que muitos ignoram que o têm em quantidades elevadas, já que, em geral, isso não se manifesta através de sintomas muito perceptíveis.
Por sua vez, isso leva ao desenvolvimento de transtornos de saúde mais graves, como, por exemplo, a aterosclerose, a hipertensão e a insuficiência renal.
Por isso, é fundamental saber identificar alguns sinais que poderiam ser determinantes para sua detecção oportuna.
Descubra-os!
Sinais do colesterol alto
1. Inflamação e dormência das extremidadesA inflamação e sensação de dormência das extremidades é um dos sintomas iniciais do colesterol alto.
Essa reação se produz porque os lipídios acumulados impedem uma circulação ótima, diminuindo a transferência do oxigênio e dos nutrientes até os músculos.
Quer saber mais? Leia: 5 alimentos para incluir em seu café da manhã para fortalecer os músculos
2. Halitose
O mau hálito, conhecido como halitose, é um sinal muito comum nos pacientes que têm problemas de colesterol.
Já que essa substância é secretada no fígado, seu acúmulo em excesso gera graves dificuldades para o processo digestivo, que se manifesta como secura e odores desagradáveis na boca.
3. Sensação de peso e indigestãoOs desequilíbrios nos níveis do colesterol ruim (LDL) e total podem se tornar um forte desencadeante dos contínuos episódios de indigestão e sensação de peso.
O excesso de lipídios no sangue e no fígado afeta o metabolismo, e impede um bom processo digestivo, sobretudo ao ingerir alimentos com muita gordura.
4. Enjoos e dores de cabeça
À medida que o colesterol se deposita nas artérias, a circulação começa a apresentar dificuldades e a oxigenação celular se vê interrompida.
Isso se manifesta por meio de contínuos enjoos, perda do equilíbrio e fortes cefaleias causadas por tensão.
5. Problemas ocularesÉ comum que os pacientes apresentem uma protuberância amarelada nos olhos, irritação e visão embaçada.
6. Prisão de ventre
O acúmulo de lipídios nas artérias afeta as funções digestivas.
Considerando que a mobilidade intestinal diminui, ocorrem fortes episódios de prisão de ventre.
Ainda que esse problema possa se apresentar por vários fatores, não é demais considerar que pode ser por causa do desequilíbrio do colesterol.
7. Dor no peitoA dor no peito é um sintoma muito fácil de perceber. Ainda assim, quase sempre é um motivo para consultar um médico imediatamente.
- Ainda que muitas doenças estejam associadas ao seu aparecimento, a maioria dos casos tem a ver com os efeitos do colesterol alto.
- O acúmulo de gorduras nas artérias dificulta o bombeamento do sangue e, por fim, pode causar hipertensão.
8. Fraqueza e fadiga
A sensação de fraqueza, a fadiga e o desejo de dormir em horários não habituais pode ser causado por:
- Deficiências nutricionais
- Excesso de atividade física
- Alguma doença
O que poucas pessoas sabem é que, quando ocorre de forma contínua, pode ser um sinal do aumento nos níveis de colesterol.
Considerando que, como já indicamos, essa substância intervém na circulação e no processo de oxigenação celular, causa um enfraquecimento físico e mental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário