segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Laje – Ministério Público pede tombamento de rocha considerada refúgio espiritual

 Ministério Público Estadual (MP-BA) pediu, em ação civil pública, ajuizada na última terça-feira (12), o tombamento judicial da chamada “Pedra Pelada”, um afloramento de rocha, localizado na zona rural do município de Laje, considerado de valor histórico, religioso e paisagístico. Segundo o promotor de Justiça, Marcel Bittencourt, autor da ação, o local possui “dotes paisagísticos de notável feição” e representa um importante patrimônio cultural do município.

Conforme a ação, um abaixo-assinado com 471 assinaturas de moradores de povoados do entorno da Pedra Pelada e uma declaração da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Laje, atestam que o local é considerado um “refúgio espiritual e um local de orações” por “centenas de famílias residentes ao longo do Vale do Jiquiriçá”. No lugar, onde foi construída uma cruz em 1992, são realizados “eventos adorativos, cívicos e devotos, com ampla adesão comunitária”, como “cultos, retiros, batismos e vigílias”.

O promotor também solicita à Justiça que, de forma liminar, determine ao município a indicação do proprietário do imóvel onde está localizado o afloramento de rocha; e que o proíba, até publicação de sentença definitiva, de praticar qualquer ação ou omissão que possa destruir ou descaracterizar a rocha e seu entorno. (BN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comunicação Web

Quatro pessoas da mesma família morrem após acidente de carro no sudoeste da Bahia

Quatro pessoas da mesma família morreram após um acidente com um carro na madrugada desta quarta-feira (22), na BA-026, em trecho entre as c...