Originário da Índia e do Paquistão, o feno-grego é utilizado pelo homem, desde tempos remotos, como especiaria e como planta medicinal.
Também conhecido como alforva, esta planta apresenta propriedades anticancerígenas, auxilia em problemas digestivos, reduz os níveis de glicose e colesterol, além de limpar o fígado.
Propriedades e benefícios do feno-grego
De acordo com estudos realizados com feno-grego, a planta reduz o risco de alguns tipos de câncer, como leucemia, osteosarcoma e câncer de cólon, além de reduzir os valores das taxas de glicose, colesterol e triglicerídeos.
Segundo um estudo realizado no Departamento de Medicina Integrada da Universidade de Huazhong, na China, pacientes com diabetes tipo II tiveram os seus níveis de glicose reduzidos após o consumo de feno-grego no decorrer de 12 semanas.
As folhas desta planta são utilizadas como erva medicinal e servem para aumentar a secreção de leite, reduzir os níveis de colesterol, açúcar e triglicerídeos no sangue.
Dentre os princípios ativos da semente do feno-grego está o 4-hidroxisoleucina, aminoácido responsável por vários dos efeitos benéficos proporcionados pela erva, em níveis lipídico e glicêmico. Este aminoácido é conhecido por estimular a produção de insulina, atuando diretamente nas células do pâncreas responsáveis pela produção do hormônio.
Além deste importante aminoácido, o feno-grego também contém uma saponina com efeito hormonal denominado diosgenina, precursora de progesterona, além de esteroides anti-inflamatórios.
O feno-grego contém ainda elevado teor de minerais, como cálcio, fósforo e magnésio, além de colina e trigonelina, um alcaloide que auxilia na prevenção de cáries nos dentes.
Mas os benefícios do feno-grego não param por aí! Além de ser capaz de limpar o fígado e controlar a glicose, a semente desta planta tem propriedades para reduzir o apetite, auxiliando no processo de emagrecimento.
A Universidade de Minnesota fez uma pesquisa com 18 pessoas obesas, com idade de 32 anos, e comprovou que a ingestão do extrato de feno-grego proporciona a redução do apetite.
Como usar o feno-grego?
As propriedades medicinais do feno-grego estão concentradas em suas sementes, que podem ser usadas moídas e diluídas no leite, na forma de chá ou em cápsulas. Esta erva pode ser encontrada em locais que comercializam produtos naturais e/ou temperos medicinais.
Para aproveitar os benefícios do feno-grego, você também pode adicionar a semente a saladas, sucos, sopas ou vitaminas.
Efeitos colaterais
O feno-grego pode provocar algumas reações adversas, tais como irritações na pele, diarreia, gases e barriga inchada.fonte dicas de saúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário