terça-feira, 9 de maio de 2017

Dia 9 de maio pode se tornar o Dia Nacional do Empregado Sindical

O dia 9 de maio pode ser destinado à comemoração do Dia Nacional do Empregado Sindical. É o que estabelece o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 54/2014, que está pronto para ser votado na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), onde conta com o apoio do relator, senador Paulo Paim (PT-RS). O autor do projeto, deputado José Stédile (PSB-RS), argumenta que os trabalhadores em entidades sindicais, sejam em sindicatos propriamente ditos, federações, confederações ou centrais sindicais, têm, ao longo da história, dado uma importante contribuição para o avanço do mundo do trabalho.
Na justificativa do projeto, Stédile lembra que nos períodos da ditadura – quando os sindicatos sofreram intervenção e dezenas de dirigentes foram presos e até exilados – foram os trabalhadores das entidades que ficaram dentro do sindicato, “enfrentando o medo e a truculência da ditadura e, mesmo assim, cumprindo com suas obrigações”. Segundo o deputado, foram muitos os trabalhadores em entidades sindicais que, assim como os sindicalistas, sentiram o peso da mão dos ditadores.
De acordo com o autor, garantir o Dia do Empregado Sindical em âmbito nacional é motivar uma categoria de extrema relevância para o mundo do trabalho, assim como retribuir o que esses trabalhadores fazem no seu dia a dia em prol de milhares de outras categorias profissionais. Reconhecer o valor dos empregados em entidades sindicais, acrescenta Stédile, é compreender a função social que a categoria desempenha no mundo do trabalho e sua contribuição para o fortalecimento da democracia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comunicação Web

Reconhecimento Facial localiza seis foragidos por dia e supera total de prisões de todo 2024

O Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública fechou o 1° semestre de 2025 com média de seis foragidos da Justiça ca...