sábado, 1 de abril de 2017

Saiba o que fazer no caso de acidentes com cobras, escorpiões ou aranhas

em todas as espécies de serpentes causam envenenamentos graves. Para as que causam, o tratamento é feito com o soro específico para cada tipo de envenenamento. Foto: Divulgação/Ministério da Saúde
Entre os principais animais peçonhentos que causam acidentes no país estão serpentes, escorpiões, aranhas, lepidópteros (mariposas e suas larvas), himenópteros (abelhas, formigas e vespas), coleópteros (besouros potós), quilópodes (lacraias), alguns peixes (arraias, peixe-sapo, bagres), cnidários (águas-vivas e caravelas), entre outros. Algumas espécies podem ser encontradas em parques ou jardins.
Saiba como evitar ser picado por cobras, escorpião ou aranha
De acordo com informações prestadas pelo gerente da Unidade Técnica de Vigilância de Zoonoses, Eduardo Pacheco de Caldas, ao Ministério da saúde, se mesmo tomando todos os cuidados você for picado, ou alguém próximo a você, por um animal peçonhento é muito importante que alguns cuidados sejam tomados. Algumas práticas, comumente conhecidas como corretas, podem não ajudar a vítima. Para alguns animais peçonhentos, segue a lista de cuidados a serem tomados. .
Abelhas
No caso de acidentes com esses animais, não é orientado realizar procedimentos caseiros. A remoção dos ferrões pode ser feita por um profissional de saúde com lâmina, evitando o uso de pinças, que podem provocar a compressão da glândula da peçonha, o que resulta na inoculação do veneno ainda existente no ferrão. Usar compressas de água fria para aliviar a dor. Ainda não há soroterapia para o caso de acidentes por abelhas no Brasil e o tratamento é sintomático.
Caso o acidente tenha sido causado por múltiplas picadas, levar o acidentado o mais brevemente possível para um posto de saúde.
Mito ou Verdade:
O desconforto causado pela picada de abelha pode ser aliviado fazendo compressas de cachaça ou água de colônia no local.
Não há evidências de que tais substâncias aliviem os sintomas causados por acidentes com abelhas. A melhor estratégia para alívio da dor é a utilização de compressas frias e analgésicos receitados por um médico.
Aranhas
Lave o local da picada da aranha com água e sabão e não fazer torniquete ou garrote, não furar, cortar, queimar, espremer ou fazer sucção no local da ferida. Não aplicar folhas, pó de café ou terra para não provocar infecções! Não ingerir bebida alcoólica, querosene, ou fumo, como é costume em algumas regiões do país. Dependendo dos sintomas, podem ser adotadas medidas para alívio da dor, como compressas mornas (acidentes por aranha-armadeira e viúva-negra).
Havendo ou não melhora, o paciente deve ser levado ao serviço de saúde mais próximo para ser avaliada a necessidade de administração de soro específico.
 FONTE ,Mito ou Verdade:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comunicação Web

Ônibus capota em ribanceira na Serra da Barriga, AL, deixa 17 mortos e quase 30 feridos

 G1 Um ônibus capotou em uma ribanceira na região da Serra da Barriga, localizada em União dos Palmares, interior de Alagoas, na tarde deste...