No caso de Moreno, a família percebeu as marcas nos corpos dos jovens e decidiram entrar em contato com a polícia. As investigações estão em sigilo. Em Paulista, a vítima foi uma adolescente de 13 anos. Ela conta que foi atraída para participar do jogo por uma rede social e, após aceitar, começou a receber vários desafios. “A primeira tarefa dele era eu fazer F57 na mão, mas cinco minutos depois que mandei a foto comprovando, ele disse que tinha errado e mandou eu escrever na minha perna. Eu fiz com uma gilete”, contou.
Após não conseguir completar um dos 50 desafios propostos, a jovem foi obrigada a fazer 13 cortes no braço e, depois de completar a tarefa, decidiu desistir de participar do jogo. Em conversas de uma rede social, os criminosos chegaram a ameaçar a adolescente de morte para que ela não saísse do jogo [veja as fotos no vídeo abaixo].
O Departamento de Polícia da Criança e do Adolescente (DPCA) de Paulista está acompanhando o caso. Segundo o Delegado Jorge Ferreira, os números de celular utilizados pelos criminosos têm o DDD da Bahia, Minas Gerais e do Rio de Janeiro. “Com a instauração do inquérito, nós vamos pegar esse números, solicitar a quebra do sigilo, para chega à origem dessa mensagens. Assim a gente pode chegar a identidade dos participantes e dos responsáveis”.
Já o caso registrado em Goiana ocorreu com uma jovem de 14 anos. Ela foi encontrada desacordada no banheiro da escola onde estuda com vários cortes no braço. Na delegacia da cidade, a adolescente desmentiu que as mutilações tenham envolvimento com o jogo.
Baleia Azul
O jogo, que surgiu na Rússia em 2015, consiste na realização de 50 desafios. O último deles é tirar a própria vida. A princípio, para participar, é preciso fazer parte de uma rede social chamada VK. No Brasil, o Baleia Azul estaria sendo difundido por outras redes sociais e aplicativos de mensagens.
A morte de uma adolescente no Mato Grosso com sinais de automutilação e de um rapaz que deixou uma mensagem anunciando que iria se matar em Minas Gerais estão sendo investigadas sob a suspeita de ligação com o jogo. Na Paraíba, a Polícia Militar emitiu um alerta depois que se descobriu que uma turma inteira estaria participando do Baleia Azul.FONTE NE10