Você pode não saber, mas a cada 26 de abril se comemora o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. E por que ele é importante? Justamente para que você não tenha a doença.
Foi por isso que pedimos ao doutor Pedro Gabriel Melo de Barros e Silva, Coordenador Adjunto do Curso de Medicina do Centro Universitário São Camilo, quatro dicas para prevenir a hipertensão.
"Apesar da herança genética ter grande peso na hipertensão arterial, essa doença pode ser prevenida ou postergada por meio de hábitos de vida saudáveis", resume o médico. Então aqui vão eles:
Cuidado com os alimentos
"O padrão dietético com melhor evidência no controle da pressão arterial é o DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension). Essa dieta enfatiza o consumo de frutas, hortaliças, fibras, cereais integrais, carnes brancas e laticínios com baixo teor de gordura. Preconiza-se ainda a redução da ingestão de carne vermelha, doces, bebidas com açúcar e controle na ingestão de sal."
Menos sal
"A quantidade máxima considerada saudável para a ingestão alimentar diária de cloreto de sódio (sal de cozinha) é de 5 g (que corresponde a 2 g de sódio). Na prática, recomenda-se o consumo de, no máximo, 3 colheres de café rasas (3g), que somados aos 2g de sal já existentes nos próprios alimentos contemplaria o total de 5g."
Olho na balança
"Deve-se manter o controle do peso com índice de massa corporal menor que 25 Kg/m² e prática regular de atividade física aeróbia como caminhadas por, pelo menos, 30 minutos por dia, três vezes por semana."
Beba com moderação
"Não fumar e limitar o consumo diário de álcool a uma dose nas mulheres e pessoas com baixo peso e duas doses nos homens (limite de ingestão do álcool não é cumulativa para o fim de semana!)."fonte o globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário