sexta-feira, 24 de março de 2017

Saiba como se prevenir contra o câncer colorretal

Março é o mês de conscientização contra o câncer colorretal (CCR), um dos tipos de tumores mais incidentes no mundo, com mais de 35 mil casos por ano no Brasil. Além dos exames de triagem, como a colonoscopia, e de uma alimentação rica em frutas e verduras, consumo moderado de carne vermelha e gordura de origem animal, essa neoplasia é passível de ser prevenida com hábitos saudáveis, como a prática regular de atividades físicas e evitando-se o consumo excessivo de álcool e o tabagismo.

Segundo o Instituto Oncoguia, é fundamental disseminar a importância do diagnóstico precoce, principalmente visto que esse tipo de tumor está aumentando entre jovens adultos. De cada dez pessoas que recebem esse diagnóstico, três tem menos de 55 anos de idade, de acordo com estudo publicado em fevereiro deste ano no periódico científico “Journal of the National Cancer Institute”.

Logo, seria preciso realizar exames preventivos que identificam as lesões precursoras do câncer de intestino antes mesmo de o adulto chegar aos 55 anos. Mas a realidade dos pacientes que estão sendo atendidos pelo sistema público de saúde impõe barreiras, como falta de especialistas e disponibilidade de exames, que inviabilizam o diagnóstico precoce do câncer -- desafios que serão debatidos no Fórum Oncoguia. Cabe então à população procurar fazer a prevenção primária da melhor forma possível -- porém isso não garante que a doença não irá acontecer, principalmente se há histórico de câncer na família.

Rastreamento

O rastreamento regular pode, muitas vezes, detectar o câncer colorretal de forma precoce, quando é mais provável que seja curável. Em muitas pessoas, o rastreamento também pode prevenir completamente o câncer colorretal. Isso ocorre porque alguns pólipos ou tumores podem ser detectados e removidos antes que tenham a chance de se transformar em câncer.

Especialistas ligados ao Instituto Oncoguia explicam que os exames realizados para o rastreamento do câncer colorretal incluem diversos tipos de procedimentos como: Pesquisa de Sangue Oculto nas Fezes e Imunoquímico Fecal , Pesquisa do DNA Fecal - análise de secções anormais do DNA das células cancerosas ou do pólipo, Sigmoidoscopia. No exame de Colonoscopia, é observada toda a extensão do reto e do cólon com um colonoscópio, que permite a introdução de instrumentos especiais para a remoção de áreas de aspecto suspeito, como pólipos. Há ainda outros exames como Enema de Bário com Duplo Contraste e a Colonoscopia Virtual. São exames que ajudam a detectar de forma precoce o câncer e também pólipos, que poderão, eventualmente, ser retirados antes de se tornarem câncer.

Mais informações sobre prevenção no link http://www.oncoguia.org.br/conteudo/como-se-prevenir/526/6/. Para conhecer mais sobre o evento acesse: https://www.sympla.com.br/forum-termatico-oncoguia-diagnostico-precoce-desafios-e-solucoes__123260

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comunicação Web

Adolescente de 14 anos é executado a tiros enquanto dormia em Feira de Santana

Alô Juca Um adolescente identificado como Davi Ferreira do Rosário, de 14 anos, foi executado a tiros na madrugada desta quinta-feira (31) e...