quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Lava Jato e investiga sonegação de pedras preciosas na Bahia; fraude movimenta US$ 44 mi


A fase Marakata da Operação Lava Jato apreendeu, na manhã desta terça-feira (04), 580 kg de esmeraldas e duas esculturas, na cidade de Campo Formoso, norte da Bahia. Por conta da operação, duas pessoas foram presas na Bahia e outras duas no Rio de Janeiro.

A ação é um desdobramento da Operação Câmbio Desligo, que investiga um possível esquema de evasão de divisas e sonegação fiscal de pedras preciosas envolvendo uma empresa suspeita de movimentar US$ 44 milhões.

Segundo informações da Receita Federal, as pedras eram exportadas com preços muito abaixo do cobrado no mercado normal o que acabava gerando uma cadeia de sonegação de tributos, evasão de divisas e lavagem de dinheiro. Conforme as investigações, documentos fiscais e comerciais eram utilizados com os preços subfaturados, aparentando legalidade às transações. Após o processo, as pedras preciosas eram exportadas para a Índia e Hong Kong, na Ásia.

Além das esmeraldas e das esculturas, que também aparentam ser de esmeraldas, foram apreendidos documentos, no entanto, não há detalhes do conteúdo deles. Um teste irá confirmar qual o material exato das esculturas.



VARELA NOTICIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comunicação Web

Autor de tentativa de homicídio morre durante ação da PM em Muritiba

  @fortenanoticia Na manhã desta quinta-feira, 28, o autor de uma tentativa de homicídio ocorrido no último domingo, 24, em Quixabeira, zona...