quinta-feira, 24 de maio de 2018

Após nova proposta, rodoviários podem encerrar greve nesta quinta





Os rodoviários podem encerrar a greve na manhã desta quinta-feira, 24, após discutirem em assembleia, a partir das 3h30, a nova proposta de 2,7% de reajuste salarial e do tíquete alimentação, oferecida pelos empresários na noite desta quarta, 23.

Segundo o superintendente da Integra, Orlando Santos, as partes chegaram a um acordo durante reunião no Palácio Thomé de Souza, com o prefeito ACM Neto, o secretário de Mobilidade, Fábio Mota, representantes do Sindicato dos Rodoviários e das empresas do transporte coletivo. "Chegamos a um acordo para que os rodoviários retornem ao trabalho amanhã (quinta), a partir das 3h30, com a soltura normal de toda a frota", explicou o superintendente.

Já ACM Neto informou que, neste horário, os trabalhadores vão se reunir em assembleia para aprovar o retorno das atividades para aprovar o início da circulação dos coletivos a partir das 5h. O prefeito destacou também que, além do reajuste, a Integra vai financiar a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) dos trabalhadores, que poderão dividir o valor em até 10 vezes.

Mais cedo, representantes de ambas as partes participaram de uma audiência de conciliação na Justiça do Trabalho. A vice-presidente do TRT, desembargadora Débora Maria Lima Machado, se reuniu separadamente com os trabalhadores e os empresários, na tentativa de resolver a situação, e fez uma proposta de 2,2% de reajuste no salário e no tíquete alimentação, que não foi aceita pelos trabalhadores. Com o resultado da audiência, o julgamento do dissídio coletivo dos trabalhadores havia sido marcado para a próxima segunda-feira, 28.

Para o presidente do Sindicato dos Rodoviários, Hélio Ferreira, o julgamento poderia trazer prejuízos para a categoria. "Pelo cenário que nós vimos na audiência de conciliação, a diretoria faz uma avaliação e não tem dúvida de que essa proposta, com certeza, é melhor do que a proposta do julgamento. Há um grande risco de a gente não atingir este percentual. Poderemos perder dias e conquistas anteriores da nossa convenção coletiva, e pode ser um grande prejuízo para a categoria. Acho que a categoria vai ter maturidade de apreciar esta proposta com calma e aprovar o fim da greve", revelou.

Crise

De acordo com Orlando Santos, o processo de negociações com os trabalhadores se estendeu em função da crise por qual passam as empresas. "Este é,talvez, o momento mais grave do sistema de transporte, porque estamos com um contrato desequilibrado e fomos atingidos pela alta do diesel. Temos cerca de 25% dos custos associados a combustíveis. Já o número de passageiros pagantes vem caindo desde o início do contrato, em função de uma série de programas implantados, como a integração e bilhete único", ressalta.

O superintendente da Integra acrescenta que, nos últimos 12 meses, foi registrada uma média de 22 milhões de passageiros pagantes, abaixo da previsão de 29 milhões. "Isso afeta a redução de caixa e não há margem para conceder benefícios aos funcionários", completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homem morre após acidente com espada de fogo em Sapeaçu

  Um homem identificado como Tarcísio Torres, morador da cidade de Salvador, morreu após um acidente envolvendo uma espada durante a tradici...