quinta-feira, 23 de março de 2017

Sexta-feira é o Dia de Combate a Tuberculose

Uma doença que muitos pensam estar erradicada no País, mas que continua matando aproximadamente quatro mil pessoas todos os anos: esta é a tuberculose. Sexta-feira (24) é o Dia Mundial de Combate à Tuberculose.
O pneumologista do Hospital Angelina Caron, Irinei Melek, lembra que cada paciente com a doença, sem tratamento, pode infectar em média de dez a quinze pessoas por ano. “Países com maiores índices de pobreza e má distribuição de renda, condições sanitárias precárias e desnutrição são multiplicadores da doença. E, infelizmente, o Brasil ainda faz parte desta lista”, comenta.
Pessoas com aids, alcoólatras, dependentes de drogas, desnutridos, diabéticos, fumantes, idosos doentes ou com insuficiência renal crônica são mais propensos a contrair a tuberculose. A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões.

O tratamento tem duração de seis meses. De acordo com Guillaumon, o método é longo e precisa ser encarado de forma séria. “Infelizmente, muita gente não segue o tratamento de forma séria, acha que é uma tosse boba e, com isso, os casos da doença só aumentam. Mas, vale lembrar que é uma enfermidade que tem 100% de cura. O tratamento, contudo, tem de ser seguido à risca. Caso contrário, o paciente corre sérios riscos”, finaliza o secretário de Saúde de Suzano.

Equipes fornecem exames para detectar a doença nas 22 UBSs da cidade.
Ação será realizada nesta sexta-feira (24).fonte g1


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comunicação Web

Entregador por aplicativo é morto com tiro na nuca após briga de trânsito na Bahia

Um entregador por aplicativo de 46 anos foi morto após uma discussão de trânsito em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. O crime a...