terça-feira, 23 de junho de 2020

Baianos pegam "caminho da roça" mesmo com pandemia e situação acende alerta em cidades do interior




O comerciante Dilsoney Floriano, de 60 anos, saiu de Salvador em direção ao município de Cruz das Almas, distante 153 km, na última segunda-feira (22/6). A ideia, segundo ele, é "manter viva" a tradição de passar o São João com a família.


Floriano não está sozinho. Mesmo com a pandemia do coronavírus, que bloqueou a maioria das cidades baianas, o fluxo de veículos aumentou nas estradas, contrariando as medidas de distanciamento social e orientações das autoridades. "Vim sozinho para a casa de minha irmã e percebi um movimento tranquilo na BR-324 e um pouco mais intenso na BR-101, mas sem congestionamentos", disse. 


A BR-101 é a única ligação da BR-324 com os destinos mais procurados em junho. A Polícia Rodoviária Federal confirma que os baianos pegaram o "caminho da roça" mesmo com o problema de saúde em alta. "Há um fluxo mais intenso, mas não como nos anos anteriores, onde é maior neste trecho que vai para Cruz das Almas, Amargosa e outras cidades", contou o inspetor da PRF, Carlos Santos. 


A saída de pessoas da capital que podem estar levando o vírus para as cidades menores preocupa as Secretarias Municipais da Saúde. Em Cruz das Almas, por exemplo, barreiras foram montadas na entrada do município. Só tem acesso quem é morador. Seu Dilsoney, aquele do início da reportagem, não conseguiu liberação e precisou ficar em uma casa em Sapeaçu, que fica ao lado de Cruz das Almas. 


Carros passam por triagem e apenas moradores podem entrar em Cruz das Almas. 


Outro vídeo obtido pelo Aratu On mostra uma grande movimentação na entrada da cidade durante a manhã. "Para quem diz que não ia ter feriado, olha como está o movimento para entrar na cidade", diz o cinegrafista amador, mostrando a fila de carros na via. 


Fila de carros para entrar na cidade baiana de Cruz das Almas. 


"Esses dias foram intesificadas [as barreiras] por conta dos festejos juninos e a fiscalização está mais rigorosa", anunciou a Secretaria de Saúde de Cruz das Almas. A pasta já sabe que algumas pessoas tentaram entrar por meio da chamada carona solidária, quando o motorista oferece carona para passageiros em troca de uma ajuda de custos, mas foram barradas.  


ESTIMATIVA E TRANSPORTE 


A PRF acredita que, mesmo com os problemas nas entradas das cidades, o fluxo fique intenso. "Acreditamos que deva crescer mais na terça [23/6] depois do meio dia e no final de semana, quando muitos estarão de folga", pontuou Carlos. O órgão informou também que Cruz das Almas costuma ser entrada e saída de veículos para outras cidades e, por isso, é normal ter carros aguardando para entrar. 


Vale lembrar que a Bahia tem mais de 300 municípios com o transporte regular suspenso por decreto do Governo. Abaré, América Dourada, Andaraí, Apuarema, Caém, Capela do Alto Alegre, Dom Basílio, Ipecaetá, Morpará, Queimadas, Quixabeira, Santa Teresinha, São Felipe e Várzea Nova entraram na lista por último, nesta terça-feira (23/6).


*Sob supervisão do editor, Jean Mendes



ARATU ONLINE 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comunicação Web

Criança de São Félix morre na UPA de Cruz das Almas com sinais de afogamento

Um menino de dois anos morreu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA24H) de Cruz das Almas, na tarde desta quarta-feira, 15, após dar entrada...