terça-feira, 23 de junho de 2020

Baianos pegam "caminho da roça" mesmo com pandemia e situação acende alerta em cidades do interior




O comerciante Dilsoney Floriano, de 60 anos, saiu de Salvador em direção ao município de Cruz das Almas, distante 153 km, na última segunda-feira (22/6). A ideia, segundo ele, é "manter viva" a tradição de passar o São João com a família.


Floriano não está sozinho. Mesmo com a pandemia do coronavírus, que bloqueou a maioria das cidades baianas, o fluxo de veículos aumentou nas estradas, contrariando as medidas de distanciamento social e orientações das autoridades. "Vim sozinho para a casa de minha irmã e percebi um movimento tranquilo na BR-324 e um pouco mais intenso na BR-101, mas sem congestionamentos", disse. 


A BR-101 é a única ligação da BR-324 com os destinos mais procurados em junho. A Polícia Rodoviária Federal confirma que os baianos pegaram o "caminho da roça" mesmo com o problema de saúde em alta. "Há um fluxo mais intenso, mas não como nos anos anteriores, onde é maior neste trecho que vai para Cruz das Almas, Amargosa e outras cidades", contou o inspetor da PRF, Carlos Santos. 


A saída de pessoas da capital que podem estar levando o vírus para as cidades menores preocupa as Secretarias Municipais da Saúde. Em Cruz das Almas, por exemplo, barreiras foram montadas na entrada do município. Só tem acesso quem é morador. Seu Dilsoney, aquele do início da reportagem, não conseguiu liberação e precisou ficar em uma casa em Sapeaçu, que fica ao lado de Cruz das Almas. 


Carros passam por triagem e apenas moradores podem entrar em Cruz das Almas. 


Outro vídeo obtido pelo Aratu On mostra uma grande movimentação na entrada da cidade durante a manhã. "Para quem diz que não ia ter feriado, olha como está o movimento para entrar na cidade", diz o cinegrafista amador, mostrando a fila de carros na via. 


Fila de carros para entrar na cidade baiana de Cruz das Almas. 


"Esses dias foram intesificadas [as barreiras] por conta dos festejos juninos e a fiscalização está mais rigorosa", anunciou a Secretaria de Saúde de Cruz das Almas. A pasta já sabe que algumas pessoas tentaram entrar por meio da chamada carona solidária, quando o motorista oferece carona para passageiros em troca de uma ajuda de custos, mas foram barradas.  


ESTIMATIVA E TRANSPORTE 


A PRF acredita que, mesmo com os problemas nas entradas das cidades, o fluxo fique intenso. "Acreditamos que deva crescer mais na terça [23/6] depois do meio dia e no final de semana, quando muitos estarão de folga", pontuou Carlos. O órgão informou também que Cruz das Almas costuma ser entrada e saída de veículos para outras cidades e, por isso, é normal ter carros aguardando para entrar. 


Vale lembrar que a Bahia tem mais de 300 municípios com o transporte regular suspenso por decreto do Governo. Abaré, América Dourada, Andaraí, Apuarema, Caém, Capela do Alto Alegre, Dom Basílio, Ipecaetá, Morpará, Queimadas, Quixabeira, Santa Teresinha, São Felipe e Várzea Nova entraram na lista por último, nesta terça-feira (23/6).


*Sob supervisão do editor, Jean Mendes



ARATU ONLINE 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comunicação Web

Corpo carbonizado é encontrado em baixo de viaduto em Salvador.

Um corpo de sexo masculino foi encontrado carbonizado, na manhã desta sexta-feira, 22, no bairro do comércio, local conhecido como carandiru...