terça-feira, 10 de setembro de 2019

Prisco não descarta greve da Polícia Militar e diz que Governo da Bahia “não dialogou”



Os policiais militares e bombeiros do Estado da Bahia se reúnem em assembleia na tarde desta quarta-feira (11) para decidir se entram em greve ou continuam trabalhando. A reunião ocorre a partir das 15 horas, na sede da Adelba, em Salvador.

Com exclusividade ao Varela Notícias, o deputado e representante da Associação de Policiais e Bombeiros e de seus Familiares (Aspra), Soldado Prisco (PSC), contou que não houve qualquer tipo de negociação com o Governo do Estado após a primeira assembleia, realizada no dia 16 de agosto.

“Não ocorreu nenhum avanço. O Governo não dialogou. Buscamos o Ministério Público Federal e Estadual e o Tribunal de Justiça, mas não houve diálogo. Temos um acordo firmado desde 2014, no qual o governo não cumpriu com as contrapartidas.  Entre eles, a reforma do estatuto, que foi aprovada na mesa de negociação, plano de carreira da categoria, periculosidade e insalubridade, que pode parecer um absurdo, mas os agentes não recebem; melhorias do Planserv e reajuste do auxílio alimentação, que é uma vergonha. Hoje, um policial recebe R$ 12 por dia”. E completou. “A isenção do ICMS também está na pauta. O governo não perde nada com a isenção, ele só ganha. O Governo não tem condições de comprar armamento para toda corporação”, afirmou.

Ao ser questionado sobre uma possível greve, Prisco não descartou e reforçou que a decisão da categoria está acima de posições politicas.

“Eu não tenho como afirmar isso porque a categoria é soberana. Se achar que o Governo não está negociando e não quer avançar, não tem motivos para não apoiar”, disse.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP) informou que existe um plano de carreira voltado para os policiais, inclusive com mais de 18 mil promoções nos últimos 4 anos. Além disso, também esclareceu que o Estado realiza o pagamento da GAP V (Gratificação Adicional de Periculosidade) e do auxílio transporte, demandas da categoria.

Já o Governo do Estado não se posicionou sobre a situação até o fechamento desta matéria.





IAGO MAIA / VARELA NOTICIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homem morre após acidente com espada de fogo em Sapeaçu

  Um homem identificado como Tarcísio Torres, morador da cidade de Salvador, morreu após um acidente envolvendo uma espada durante a tradici...