domingo, 28 de outubro de 2018

Cerca de nove milhões de eleitores que realizaram o cadastro não conseguiram utilizar a biometria no primeiro turno das eleições, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O número corresponde a 12,21% do eleitorado que não foi imediatamente identificado e não conseguiu concluir o processo de votação com a identificação biométrica. A biometria foi apontada como a principal causa das longas filas enfrentadas pelos cidadãos que atenderam ao chamado do TSE no primeiro turno. A identificação através da digital atingiu mais da metade dos eleitores em 2018, o equivalente a 73,7 milhões. Na última eleição presidencial, ocorrida há quatro anos, apenas 21,1 milões de pessoas utilizaram a biometria. Em nota, o TSE afirmou que considera “aceitável” o volume de pessoas que tiveram problema com a biometria no primeiro turno, e que a modalidade existe para trazer “mais segurança ao processo eleitoral, e não maior agilidade”. Para este domingo, dia 28, o TSE aposta que o tempo de espera será reduzido devido ao número de candidatos que serão escolhidos. Se no primeiro turno -7 de outubro- o eleitor precisou escolher seis candidatos, agora a votação será apenas para presidente e, em alguns estados, haverá a escolha também para o governador.


Foto: Wilson Dias / ABr

Cerca de nove milhões de eleitores que realizaram o cadastro não conseguiram utilizar a biometria no primeiro turno das eleições, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O número corresponde a 12,21% do eleitorado que não foi imediatamente identificado e não conseguiu concluir o processo de votação com a identificação biométrica.
A biometria foi apontada como a principal causa das longas filas enfrentadas pelos cidadãos que atenderam ao chamado do TSE no primeiro turno. A identificação através da digital atingiu mais da metade dos eleitores em 2018, o equivalente a 73,7 milhões. Na última eleição presidencial, ocorrida há quatro anos, apenas 21,1 milões de pessoas utilizaram a biometria. Em nota, o TSE afirmou que considera “aceitável” o volume de pessoas que tiveram problema com a biometria no primeiro turno, e que a modalidade existe para trazer “mais segurança ao processo eleitoral, e não maior agilidade”.
Para este domingo, dia 28, o TSE aposta que o tempo de espera será reduzido devido ao número de candidatos que serão escolhidos. Se no primeiro turno -7 de outubro- o eleitor precisou escolher seis candidatos, agora a votação será apenas para presidente e, em alguns estados, haverá a escolha também para o governador.

VARELA NOTICIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comunicação Web

Criança de São Félix morre na UPA de Cruz das Almas com sinais de afogamento

Um menino de dois anos morreu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA24H) de Cruz das Almas, na tarde desta quarta-feira, 15, após dar entrada...