sábado, 3 de julho de 2021

Secretarias de saúde negam aplicação de vacinas vencidas na Bahia




As secretarias estadual e municipais de Saúde na Bahia negam a aplicação de doses vencidas da vacina Astrazeneca em postos de saúde de Salvador e no interior do estado, como divulgado em reportagem do jornal Folha de S. Paulo nesta sexta-feira, 2. 


Em nota, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) afirmou que não houve aplicação de doses de vacina contra Covid-19 com data de validade vencida em Salvador e outros municípios, a exemplo de Juazeiro, como está sendo "erroneamente divulgado pela reportagem do jornal". 


Conforme explica a superintendente de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa), Rívia Barros, os imunizantes foram aplicados no prazo de validade, mas a notificação, ou seja, o registo no sistema do Ministério da Saúde ocorreu depois da data de vencimento da vacina. A Sesab acrescenta que pode também ter acontecido um erro de digitação no sistema do Ministério da Saúde.


De acordo com a publicação do jornal, pelo menos 824 doses vencidas teriam sido aplicadas em Salvador. Em nota enviada à imprensa, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) rebateu as informações. Segundo o órgão, a capital baiana recebeu dois lotes mencionados na reportagem - Lote CTMAV506 / Lote 4120Z005 - e todas as doses foram administradas antes da data de vencimento dos imunizantes. 


"A aplicação das doses foi realizada dentro do período determinado pelo fabricante do imunobiológico e apenas o registro no sistema do banco de dados do Ministério da Saúde foi efetuado em data posterior à aplicação da vacina", explicou a SMS.


A pasta afirma que tem utilizado todas as ferramentas para minimizar possíveis falhas no processo de imunização contra a Covid-19 na cidade e continuar sendo a capital do país mais eficiente na operacionalização da estratégia.


Vitória da Conquista


De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde de Vitória da Conquista, no Sudoeste baiano, o lote de vacinas Astrazeneca/Oxford de número 4120Z - 005, indicado na reportagem, com vencimento em 14 de abril de 2021, foi recebido no dia 24 de janeiro, tendo sido utilizado na cidade antes do vencimento.


O município informou que orienta as pessoas a conferir no cartão de vacinação o número do lote e a data em que foram vacinadas.  A Diretora de Vigilância em Saúde da SMS do município, Ana Maria Ferraz, informa que está sendo averiguado o porquê de o lote mencionado ainda constar no sistema.


Juazeiro


A Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) informou, também, que as doses do lote 4120Z005, com vencimento em 14/04/2021, foram do primeiro lote recebido pelo município, que realizou a administração das vacinas nas Unidades de Saúde antes do vencimento. A Sesau ressalta ainda que todas as vacinas, antes de serem aplicadas, são conferidas pelas equipes de saúde de Juazeiro e que os imunizantes não ficam estocados.


Reportagem


No total, segundo o diário paulista, 26 mil doses com o prazo de validade expirado foram aplicadas até o dia 19 de junho em 1.532 municípios brasileiros. Outras 114 mil doses da AstraZeneca que foram distribuídas a estados e municípios dentro do prazo de validade já expiraram. Não há informações se os imunizantes foram descartados ou se continuam sendo aplicados.


Ainda conforme a Folha, dos municípios brasileiros que aplicaram a vacina vencida, Maringá, no Paraná, tido como reduto eleitoral do líder do governo Jair Bolsonaro na Câmara dos Deputados, Ricardo Barros (PP), foi a que mais vacinou: 3.536 pessoas teriam recebido a AstraZeneca fora da validade. 


Depois aparecem Belém (PA), com 2.673, São Paulo (SP), com 996, Nilópolis (RJ), com 852, e Salvador (BA), com 824. As demais cidades aplicaram menos de 700 vacinas vencidas, sendo que a maioria não passou de dez doses.


AstraZeneca é a vacina mais usada no Brasil e responde por 57% das doses aplicadas em 2021.



A TARDE 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comunicação Web

Criança de São Félix morre na UPA de Cruz das Almas com sinais de afogamento

Um menino de dois anos morreu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA24H) de Cruz das Almas, na tarde desta quarta-feira, 15, após dar entrada...