quarta-feira, 28 de março de 2018

Fechamento da Fafen está suspenso por 120 dias


O presidente da Petrobras Pedro Parente anunciou, nesta terça-feira, 27, a suspensão por 120 dias a contar do dia 30 de junho do fechamento das fábricas de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen) em Camaçari, na Bahia, e em Laranjeira, no estado de Sergipe. A informação foi dada em reunião na Câmara dos Deputados, solicitada pelo líder do governo na Câmara, André Moura (PSC-SE) e pelo deputado baiano José Carlos Aleluia (DEM).

Aleluia explicou que durante este período o assunto continua em discussão em uma Comissão que terá participação da Petrobras, das Federações das Indústrias da Bahia (FIEB) e de Sergipe e dos governos dos estados.

"Para que haja um esforço conjunto no sentido de ver um caminho para a preservação dessa indústria que é importante para a cadeia produtiva, para a geração de impostos e de empregos", afirmou o democrata ao final da reunião.

O deputado do DEM explicou que os parlamentares ficarão como observadores e apoiadores da Comissão. "Nós queremos salvar a Fafen e fortalecer a Petrobras", registrou Aleluia.

Diálogo

O vice-governador da Bahia, João Leão (PP) participou da reunião na Câmara Federal e disse que "a Petrobras entendeu que o diálogo é melhor do que a Justiça", já que, segundo ele, a Bahia estava disposta a judicializar a questão por entender que a fábrica é estratégica.

João Leão ficou satisfeito com o prazo dado de 120 dias e criticou o fato de o presidente Michel Temer (MDB) não ter sido avisado sobre a hibernação da Fafen.

"É um absurdo a Petrobras não dar conhecimento ao presidente da República sobre o fechamento de duas unidades industriais de tamanha importância para o Nordeste", afirmou Leão.

O pepista quer que o próprio presidente se comprometa com a resolução da questão, por exemplo, através de subsídios do governo federal. "O presidente Temer precisa entrar no jogo para resolver a questão", pediu Leão. Para o vice-governador, a hibernação geraria um "desemprego em cascata".

Para a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) o prazo é um "fôlego". "A hibernação é o fechamento, na prática, pois você vai sucatear em pouco tempo, especialmente à beira do mar, seria a demonstração do desinteresse integral da Petrobras na manutenção dessas suas subsidiárias no ramo dos fertilizantes", opinou a comunista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comunicação Web

Criança de São Félix morre na UPA de Cruz das Almas com sinais de afogamento

Um menino de dois anos morreu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA24H) de Cruz das Almas, na tarde desta quarta-feira, 15, após dar entrada...