segunda-feira, 5 de junho de 2017

Remédio para dor de cabeça em excesso piora enxaqueca e esconde 2 doenças sérias

 Dor de cabeça é um dos incômodos mais comuns que existem, o que leva muitas pessoas a se medicarem por conta própria. Segundo uma pesquisa da Academia Brasileira de Neurologia (ABN), realizada com 2.300 pessoas, mais de 81% já tomou algum tipo de medicação do tipo sem orientação médica.

Entretanto, esse hábito é perigoso e pode mascarar doenças fatais, além de tornar a enxaqueca crônica. Entenda por que tomar muito remédio para dor de cabeça faz mal:

O que é uso abusivo de remédio para dor de cabeça?

A neurologista Célia Roesler, do departamento de cefaleia da ABN e da diretoria da Sociedade Brasileira de Cefaleia, explica que tomar a medicação três vezes ao mês durante três meses já caracteriza uso abusivo.

Porque remédio para dor de cabeça em excesso faz mal?

Faz a enxaqueca ficar crônica


O uso abusivo faz com que o cérebro se acostume com a analgesia sintética e passe a produzir quantidades insuficientes de endorfina, que é o neurotransmissor responsável pelo alívio da dor.Sebastian Kaulitzki/shutterstock

"A endorfina é uma espécie de morfina interior. Quando deixa de ser produzida adequadamente, o organismo fica dependente do remédio e não consegue combater a cefaleia sozinho. Como resultado, o número de crises e a intensidade da dor pioram", explica a especialista.

Além disso, os efeitos colaterais, inerentes a quaisquer medicamentos, podem prejudicar outras funções do corpo. Por exemplo, um estudo da Universidade de Ohio indica que o paracetamol mexe com o emocional porque causa dores físicas e prejudica a capacidade de se relacionar.

Mascara outras doenças


Tomar muito remédio para dor de cabeça por conta própria ainda pode esconder problemas mais graves. Por exemplo, há pessoas que se autodiagnosticam com enxaqueca só por estarem com cefaleia e vômito, mas, na verdade, apresentam meningite ou até mesmo Acidente Vascular Cerebral (AVC).Artemida-psy/Shutterstock

O perigo está na melhora da dor que faz com que a pessoa deixe o problema de lado, fornecendo tempo para que o quadro se agrave.

O que fazer?

Caso sinta necessidade de ingerir tais remédios mais de três vezes ao mês por pelo menos três meses, está na hora de buscar um médico e investigar as causas de tantas dores. Entre as possíveis causas de cefaleia, estão enxaqueca, AVC, gripe, ressaca, problemas de visão, otite, encefalite, sinusite, entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comunicação Web

Mulher tem casa destruída e perde R$ 2 mil em incêndio em Salvador.

Uma mulher perdeu eletrônicos, roupas, alimentos, documentos pessoais e todas as economias após um incêndio atingir a casa em que morava, no...