Dicas de atividades para blindar seu cérebro contra o envelhecimento.
O envelhecimento inevitavelmente faz parte do processo da vida; já a qualidade de como envelhecer pode sim ser determinada por cada um de nós, de acordo com os hábitos e atividades desenvolvidas por cada um.
O envelhecer saudável é o foco desse texto e o foco de muitas pessoas.
É possível manter uma mente saudável para poder continuar sendo autossuficiente e evoluindo como pessoa.
O médico Yonas Geda é um dos autores do estudo e neurologista da unidade da Mayo Clinic em Scottsdale, Arizona, nos Estados Unidos.
Essa pesquisa até seu resultado final estudou e avaliou quase 2 mil idosos entre 70 e 93 anos.
Os idosos que praticavam algum tipo dessas atividades tiveram menos riscos de doença mental, por estarem estimulando sua mente.
O fato de estar ocupado é indispensável para a saúde mental, segundo Heather Snyder, da Associação de Alzheimer.
Segundo a revista especializada "JAMA Neurology", os pesquisadores observaram que a ligação estatística encontrada não é suficiente para provar definitivamente que as atividades foram responsáveis pelo menor risco de declínio cerebral.
O estudo observou cinco atividades.
Navegar na internet
Jogar uno
Atividades manuais
Ler Livros
Ir ao cinema ou qualquer tipo de socialização
"A decrepitude é uma ocorrência natural para quem viveu bastante. Uma grande incoerência é que muitos reclamam de ficar velhos, mas não querem morrer. A solução é envelhecer com saúde e qualidade de vida, mas para que isso possa ocorrer deve-se viver uma juventude regrada, sem excessos". Sebastião Wanderley.
O pesquisador diz que a ideia inicial era ver se essas atividades poderiam diminuir o declínio cognitivo leve.
Existem vários níveis de comprometimento cognitivo. Mas essa pesquisa foi para o nível mais leve, que normalmente quando afetado reflete na perda de memória, pensamento e atenção que não interfere na vida diária, mas aumenta os riscos de desenvolver Alzheimer e outros tipos de demência.
Segundo a matéria: "Uma análise descobriu um efeito protetor de cada atividade, exceto por ler livros. Participantes que praticaram qualquer outra das quatro atividades pelo menos uma vez por semana tiveram de 20% a 30% menos riscos de desenvolver comprometimento mental durante esses quatro anos do que os que não realizaram as atividades".
Então, de acordo com as pesquisas podemos ver como é importante o exercício do cérebro para não desenvolver um declínio cognitivo leve. Mas, o que é isso exatamente?
Quando, ao envelhecer, ocorre um comprometimento das habilidades. Sempre que perceber alguma mudança, como perda da memória, não estar reconhecendo pessoas, esquecendo onde coloca os objetos, procure um médico. Para alguns familiares é difícil aceitar que seu ente querido está com esse tipo de perda; já para outros é normal pensar que todo idoso fica esquecido. Por isso a importância de consultar.
Tem uma frase de Hermann Melville que diz assim: Saber envelhecer é a obra-prima da sabedoria e um dos capítulos mais difíceis na grande arte de viver.
LeiaVocê tem medo de envelhecer? Via Dicas de Saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário