quarta-feira, 13 de maio de 2020

Rui e Neto desconsideram decreto do presidente



Após a inclusão das academias de ginástica, barbearias e salões de beleza na lista de atividades essenciais pelo governo federal e da desaprovação da medida pelo prefeito ACM Neto e pelo governador Rui Costa, empresários das áreas afetadas concordam com a permanência da suspensão das atividades. Profissionais da saúde tem opiniões divergentes.


Na manhã de ontem o prefeito disse que para ele o decreto não tinha valor. “O Supremo já decidiu que prefeitos e governadores têm absoluta autonomia para baixar decretos que normatizem ou restrinjam as atividades nessa situação de pandemia, por tanto, é mais uma decisão do presidente que não conta com nossa concordância”, disse.


Já o governador Rui Costa, pelo twitter, disse que as medidas restritivas sertão mantidas respeitando critérios científicos mundiais. “Manteremos nosso padrão de trabalho e responsabilidade. O objetivo é salvar vidas. Não iremos nos afastar disso”, publicou.


Proprietário de academia de ginástica, o empresário Rogério Fróes, apesar de considerar que as academias sejam serviços essenciais, já que a prática da atividade física favorece a imunidade, acredita que não é o momento de reabertura.


Fróes considera que os gastos com a reabertura poderiam ser elevados com a aquisição de equipamentos utilizados no combate da proliferação do vírus e acredita que no máximo 50% dos usuários retornariam às atividades. “Foi o que aconteceu em Santa Catarina por exemplo. As pessoas não voltaram, elas não se sentem seguras”, disse.


O empresário acrescentou. “Isso vai gerar mais custos por causa das prevenções. Máscaras, álcool em gel, da questão da limpeza e desinfecção do ambiente, isso tem um custo que precisa ser planejado juntamente com os políticos e pessoas envolvidas com o município para a gente voltar com segurança de que aquilo ali é viável para a gente”, pontuou.


A Personal Trainer Paula Sueli trabalha em academias e também atende à domicílio. Com a pandemia, a profissional migrou para o atendimento online. “ acredito ainda não estamos preparadas para essa retomada. Academia é um ambiente de grande circulação, onde as pessoas estarão transpirando, ainda que seja climatizada, então qual seria a logística para isso funcionar?”, indagou.


O proprietário de salão de beleza Marcos Freitas, atua há 18 anos na área e acredita que não seja o momento de retomar as atividades. “Tenho muitas clientes que trabalham em hospital que falam que está começando agora. A maioria delas disse que não vai para o salão, principalmente quem tem alguma doença pré-existente”, disse.


Para o pneumologista e diretor da Associação Baiana de Medicina, Guilhardo Fontes, a liberação gradativa de algumas atividades pode ser positiva já que parte da população, com o isolamento social, tem sofrido com crises de ansiedade e depressão. “Transtornos emocionais tem ocorrido com muito frequência, então, quando se abre a oportunidade de você ter a maior chance de fazer uma atividade física, cuidar da sua aparecia, cortar o cabelo, fazer as suas unhas, isso para quem não faz parte desse grupo, talvez não perceba, mas isso traz um bem estar muito grande, melhora a autoestima, o lado emocional”, pontuou. O diretor ressalta que cuidados devem ser tomados como o atendimento como, por exemplo, atendimento reduzido das pessoas, distanciamento social e a higienização de todo o ambiente.


O médico infectologista Adriano Oliveira, discorda. Para ele, o afrouxamento do distanciamento social só deve acontecer quando houverem evidencias de uma imunização maciça da população, que deve se acalnçar quando cerca de 60% das pessoas forem imunizadas. “Nesse momento, a curva brasileira de aparecimento de acasos é ascendente, todas as semanas há um aumento no número de mortes e de casos. Como liberar esse tipo de atividade, aumentando contato pessoa a pessoa na comunidade sabendo que doença está solta e tomando conta da população? Infelizmente é uma atitude que merece um pouco mais de reflexão” pontuou.




A TARDE 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comunicação Web

homem é morto na varanda de sua residência em Irara

  Na noite passada (13), por volta das 20h, um homem de 30 anos foi encontrado morto na varanda de sua residência na Fazenda Boa Vista, muni...