terça-feira, 12 de maio de 2020

Em meio à pandemia, Bolsonaro elabora projeto contra ‘ideologia de gênero’ com “urgência constitucional”



O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pretende elaborar um projeto de lei contra a ‘ideologia de gênero’ dias depois de o Supremo Tribunal Federal (STF) ter declarado inconstitucional, por unanimidade, uma lei que vetava a discussão de gênero nas escolas em Novo Gama (GO).


Pouco antes de participar da cerimônia de hasteamento da bandeira nacional em frente ao Palácio da Alvorada, nesta terça-feira (12), Bolsonaro conversou com o padre Pedro Stepien, um apoiador do mandatário, e com um grupo de crianças trazidas pelo religioso. Na conversa, o presidente falou sobre o intuito de impedir o ensino de ‘ideologia de gênero’


A pedido de Stepien, as crianças passaram a ler mensagens para Bolsonaro, entre elas uma que dizia: “nós crianças não queremos ideologia de gênero”.

 

“Sabemos que, por 11 a 0, o STF derrubou uma lei municipal que proibia ideologia de gênero. Já pedi ontem para o [major] Jorge [Oliveira], nosso ministro [da Secretaria-Geral], para que providenciasse uma lei, um projeto federal. E devemos apresentar esse projeto com urgência constitucional”, respondeu Bolsonaro.


O Supremo julgou uma ADPF (arguição de descumprimento de preceito fundamental), proposta pela PGR (Procuradoria-Geral da República), contra a lei municipal de 2015. Pela lei derrubada na Corte, era proibido “material com informações de ideologia de gênero” nas escolas de Novo Gama.


De acordo com a PGR, a lei do município goiano feria, entre outros pontos, o direito à igualdade, a laicidade do Estado, a competência privativa da União para legislar sobre diretrizes e bases da educação nacional, o direito à liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento.



VN 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comunicação Web

homem é morto na varanda de sua residência em Irara

  Na noite passada (13), por volta das 20h, um homem de 30 anos foi encontrado morto na varanda de sua residência na Fazenda Boa Vista, muni...