Michal Rotem / iStock
Comer e ir direto para a cama ou o sofá: faz mal mesmo ou isso não passa de um mito? De acordo com o gastroenterologia e endoscopia Mauro Lucio Jácome, o hábito é mesmo prejudicial.
Faz mal comer e dormir
Segundo ele, deitar ou dormir depois de uma refeição atrapalha a digestão e, consequentemente, faz mal para a saúde. “Quando a pessoa dorme ou apenas deita, o aparelho digestivo diminui todas as suas funções, então a digestão fica muito mais lenta do que o normal”, explica o médico.
Quando repousamos, a velocidade de processamento dos alimentos é tão menor que, em alguns casos, é possível a comida ficar a noite inteira armazenada no estômago, contribuindo para a proliferação de bactérias e formação de gases. Como consequência, podem ocorrer gases.
Sintomas da má-digestão
5432action/istock
Além disso, outros sintomas muito comuns são: azia, eructações (arrotos) e barriga distendida ao acordar, além de desconforto para dormir.
“Comer e dormir pode comprometer o sono. A pessoa dorme mal, acorda durante a noite, tem um sono desconfortável e fica sonolenta no dia seguinte”, comenta Jácome.
Consequências ruins para a saúde
LuckyBusiness/iStock
O hábito de comer e deitar em seguida é tão ruim que pode até agravar casos de refluxo, doenças estomacais, como úlceras e gastrite, e a constipação intestinal (prisão de ventre).
“O alimento pode voltar para o esôfago e piorar o refluxo. Dormir com o estômago muito cheio faz com que a comida fique muitas horas em contato com a mucosa e piore gastrites e úlceras”, explica o médico.
Horário certo para jantar
tuthelens/shutterstock
Segundo Jácome, o correto é que todo mundo se alimente de 3 a 4 hora antes de deitar e nunca deite depois de almoçar. “Se quiser assistir TV depois de comer, sente em uma poltrona, mas não deite. O melhor seria fazer alguma atividade leve depois das refeições, como uma caminhada, por uns 40 minutos”, comenta o especialista em gastroenterologia.
Ficar de estômago vazio faz mal?
eurobanks/Shutterstock
Da mesma forma que não é bom jantar pouco antes de dormir, também é ruim dormir com o estômago vazio. Por isso, Jácome indica fazer um pequeno lanchinho de 40 minutos a uma hora antes de ir para cama.
“Fazer uma pequena refeição não faz mal, pelo contrário, é benéfico para que o corpo não fiquei muitas horas sem fornecer nutrientes para as funções vitais”, esclarece.
O médico indica o consumo de uma fruta, uma barra de cereal ou meio copo de leite. No dia seguinte, o indicado é comer assim que se levantar para que o organismo “entenda” que pode voltar a funcionar em seu ritmo normal. Estes cuidados são indicados para a prevenção e também para o tratamento de doenças estomacais.fonte: www.dicasdesaude.Com
Nenhum comentário:
Postar um comentário