No início da madrugada deste domingo (13), um fato chocou os moradores do município de #Vitória da Conquista, no interior da Bahia. Um bebê de dois meses de nascido veio a óbito após engasgar com o leite materno.
A mãe do bebê informou que estava amamentando, quando percebeu que seu filho estava com sangue escorrendo pelo nariz. De imediato ela se desesperou e acionou o auxílio do Serviço de Atendimento Médico Urgente (SAMU), que esteve no local, juntamente com uma guarnição da Polícia Militar.
Ao chegar no local, a equipe já encontrou o bebê sem os sinais vitais. Foi solicitado a presença da polícia técnica, para recolher e encaminhar o corpo do bebê ao Instituto Médico Legal (ILM).
A morte do bebê deixou a família completamente abalada. Nas redes sociais, as pessoas expressavam as condolências para a mãe e toda a família do bebê. “Que Deus conforte vocês neste momento tão difícil, tenho certeza que não está sendo fácil, porém peço que suportem que Deus sabe todas as coisas”, comentou uma internauta.
O que fazer em momentos como esse
Segundo informações de vários pediatras; bebê engasgado é uma coisa que se torna cada vez mais comum, principalmente quando estão sendo alimentados. Porém é recomendado que a mãe o coloque em uma posição confortável, sem deitá-lo muito, e com a cabeça suspensa em um ângulo que vai de 30 a 45 graus.
É recomendado ainda que após o processo de alimentação, a criança venha arrotar, porém vale ressaltar que esse processo não pode ser de maneira forçada, mas é preciso que o bebê tenha essa oportunidade. Para que isso aconteça, a mãe ou outro adulto deve caminhar com a criança ao colo, pelo menos por um período de dez minutos após a alimentação, esse é um tempo médio para que o arroto venha acontecer, caso necessário.
Se o arroto ou engasgo ocorrer quando o bebê estiver sendo alimentado, é aconselhável que imediatamente se coloque o bebê na posição de decúbito ventral (cabeça para baixo) e que se apoie no antebraço de forma que a cabeça esteja em apoio a mão do adulto e com a outra mão deve-se dar alguns tapas de leve nas costas do bebê, para que ocorra neste momento a expulsão do alimento causador do engasgo.
Caso a prática dessas dicas fiquem complicada ou difícil, é recomendado que o responsável procure ajuda de um médico ou agente de saúde especializado. O primeiro passo é levar o bebê o mais depressa até uma unidade de saúde. Fonte : blastingnews.
Nenhum comentário:
Postar um comentário