sexta-feira, 24 de abril de 2020

Ex-líder do governo Bolsonaro, Joice Hasselman vai apresentar pedido de impeachment


Após a mais recente crise causada pela saída de Sergio Moro, a ex-líder do governo Jair Bolsonaro no Congresso Nacional, Joice Hasselman (PSL-SP) deve protocolar, ainda na noite desta sexta-feira, 24, um pedido de impeachment contra o presidente na Câmara dos Deputados.

O documento da parlamentar cita o pedido de exoneração do diretor-geral da Polícia Federal (PF), Maurício Valeixo e o pronunciamento do ex-ministro da Justiça. Segundo Joice, as supostas acusações de Moro indicam crimes de responsabilidade por parte do presidente.

"Em pronunciamento realizado na sede do Ministério, relatou que o decreto de exoneração do Diretor-Geral da Polícia Federal, que supostamente subscreveu, contém informação falsa. Isso porque, segundo o Ministro, não houve pedido de exoneração, e Sergio Moro conheceu o pretenso pedido tão somente após sua publicação em Diário Oficial. De pronto, nota-se a prática de ao menos dois atos que configuram Crimes de Responsabilidade do Presidente da República", diz um trecho do documento.

A deputada diz que Bolsonaro cometeu falsidade ideológica, pelo fato do decreto de exoneração de Valeix informar que sua saída se deu “a pedido” e ainda trazer a assinatura de Moro, porém, o mesmo negou saber da medida.

Hasselmann também relembra no pedido a afirmação de Moro sobre a suposta intenção de interferência em investigações no STF.

'“Presidente também me informou que tinha preocupação com inquéritos em curso no Supremo Tribunal Federal, em que a troca também seria oportuna, da Polícia Federal, por esse motivo. Também não é uma razão que justifique a substituição, até algo que gera uma grande preocupação'”, diz o texto.

Além deste, ao menos outros 22 pedidos de impeachment contra Bolsonaro já tramitam no Congresso Nacional, incluindo os protocolados pelo PDT, PSOL e até mesmo, pelo antigo aliado do presidente, o deputado federal Alexandre Frota (PSDB-SP). Em outubro do ano passado, Joice Hasselmann abandonou a liderança do governo em meio à crise no PSL.


A TARDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comunicação Web

Criança de São Félix morre na UPA de Cruz das Almas com sinais de afogamento

Um menino de dois anos morreu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA24H) de Cruz das Almas, na tarde desta quarta-feira, 15, após dar entrada...