quarta-feira, 29 de abril de 2020
Na corrida por uma vacina, cientistas de Oxford dão um salto
A maioria das outras equipes teve de começar com pequenos testes clínicos em umas centenas de participantes para demonstrar que se trata de uma vacina segura. Ocorre que os cientistas do Jenner Institute da universidade começaram mais rapidamente os trabalhos em uma vacina porque já haviam provado em testes anteriores que tais inoculações - inclusive uma no ano passado contra um coronavírus inicial - não eram prejudiciais para o ser humano.
Isto lhes permitiu sair na dianteira e marcar os testes com a sua nova vacina contra o coronavírus com mais de 6 mil pessoas até o final do próximo mês, na esperança de demonstrar que não só é segura, como também funciona.
Os cientistas de Oxford agora afirmam que se as autoridades reguladoras concederem uma aprovação de emergência, os primeiros milhões de doses poderão estar disponíveis até setembro - pelo menos vários meses antes de qualquer outro esforço anunciado - desde que se revele eficaz.
Agora, eles receberam a promissora notícia de que isto será possível.
Os cientista dos National Institutes of Health’s Rocky Mountain Laboratory de Montana, inocularam, no mês passado, seis macacos rhesus com doses únicas da vacina de Oxford. Os animais então foram expostos a grandes quantidades do vírus que está causando a pandemia - exposição que fez com que outros macacos no laboratório ficassem bastante doentes. Mas mais de 28 dias mais tarde, todos os seis estavam saudáveis, disse Vincent Munster, o pesquisador que conduziu o teste.
“O macaco rhesus é o ser mais próximo do humano que nós temos”, disse Munster, observando que os cientistas ainda estavam analisando o resultado. Ele agora espera compartilhá-lo com outros cientistas na próxima semana e depois submetê-lo a uma publicação para a revisão de pares.
A imunidade em macacos não garante que uma vacina proporcione o mesmo grau de proteção aos seres humanos. Uma companhia chinesa que começou recentemente um teste clínico com 144 participantes, a Sino Vac, também afirmou que a sua vacina se mostrou eficaz em macacos rheseus.
Mas com dezenas de experimentos atualmente em curso para encontrar uma vacina, os resultados apresentados pelos macacos são a mais recente indicação de que o esforço acelerado de Oxford está se destacando como o primeiro indicador de sucesso.
Por: David D. Kirkpatrick, The New York Times/TRIBUNA DA BAHIA
Trabalhadora encontra corpo ao deixar plantão em Simões Filho
Coronavírus e medo do desemprego devem gerar queda de 36% nas vendas para o Dia das Mães
Apandemia de coronavírus, associada ao medo do desemprego, dará um baque importante nas vendas do comércio varejista para o Dia das Mães deste ano. A queda deve ser de 36% em relação a 2019, segundo estimativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-BA).
O prejuízo alcançará cerca de R$ 500 milhões. No ano passado, o comércio comemorava um crescimento de 4,9% em relação às vendas referentes ao mesmo período de 2018.
“As lojas de móveis e decoração devem ter uma retração no primeiro terço do mês de 90%. É importante ressaltar que o faturamento do setor é relativamente pequeno, por isso é natural que a variação fique acentuada”, apontou o consultor econômico da Fecomércio-BA, Guilherme Dietze. Estes setores têm relação com o Dia das Mães e, assim como os outros comércios, tiveram que fechar as portas por causa da quarentena.
A venda de eletrônicos deve recuar 78% em relação a 2018. “Esse setor em específico é muito sensível ao crédito, uma vez que as compras são feitas de forma parcelada. Com o risco da inadimplência, os bancos estão fechando a torneira do crédito e, além disso, as famílias estão com receio de perder seus empregos – se não já perderam – e priorizando os consumos básicos”, lembrou Dietze.
Ocupando o terceiro lugar, as vendas do varejo de vestuário, tecidos e calçados devem cair 71%. O economista explica que, apesar da penetração no comércio online, os consumidores têm o costume de provar as roupas ou calçados, levar na hora e caso seja preciso, trocar de forma imediata. No e-commerce não é possível experimentar, o recebimento não é imediato e a troca ocorre através de um meio de transporte de carga.
A retração deve ser menor para os setores básicos de consumo, farmácias e supermercados, entre 6% e 3%. “As farmácias e perfumarias tiveram um grande movimento entre março e abril pela busca de medicamentos para gripe, máscaras e álcool gel. As necessidades no momento seguinte passaram a ser residuais, reduzindo o fôlego nas vendas”, destacou o economista. A demanda frequente nos supermercados fez com que a queda não fosse maior.
Para vender os produtos que estão em estoque, a saída é o e-commerce, através de portal próprio ou marketplaces. “É o momento de se adequar aos canais de vendas possíveis para tentar reduzir o prejuízo na data mais importante para o comércio no primeiro semestre”, acrescentou.
BOCÃO NEWS
Defesa de Iuri Sheik pede Habeas Corpus alegando doença grave; ex-empresário segue, no momento, custodiado
Os advogados do ex-empresário Iuri Sheik, preso no dia 26 de junho de 2019 suspeito de matar o empresário Will Oliveira, entraram com o pedido de Habeas Corpus para a liberdade provisória de Sheik alegando uma “doença grave”. Um laudo médico do próprio Complexo Penitenciário da Mata Escura serviu como base para o pedido de Habeas Corpus.
Em contato com a reportagem do Varela Notícias, um dos advogados de Iuri, Victor Valente, confirmou que existem alguns Habeas Corpus em tramitação. “Existem já alguns pedidos de Habeas Corpus sim em tramitação. Inclusive em instâncias superiores”, afirmou. Victor também afirmou que nenhum Habeas Corpus ainda teve resultado positivo. “Iuri ainda está custodiado”, disse.
No entanto, não foi confirmado qual seria a “doença grave” que o ex-empresário estaria portando. É importante ressaltar que a alegação de doença grave no pedido de Habeas Corpus se agrava com o atual cenário de pandemia do Covid-19 que o mundo passa, sendo complexos penitenciários locais propícios para a disseminação da doença, já que há uma grande proximidade entre as pessoas.
VARELA NOTICIAS
Mulher tira calcinha e usa como máscara ao ser impedida de entrar em mercado
Impedida de entrar em um supermercado por estar sem máscara, uma mulher tomou uma atitude inusitada: tirou a calcinha e pôs no rosto, simulando a máscara de proteção. O caso aconteceu no Rio de Janeiro nessa terça-feira (28). O uso de máscaras é obrigatório nos estabalecimentos comerciais da cidade como uma medida preventiva contra a proliferação do novo coronavírus. O caso foi filmado por clientes do mercado.
Nas imagens, é possível perceber o momento que a mulher é parada pelos seguranças, que lhe impedem de entrar no local. Pouco depois, dá para ver a movimentação dela, retirando a roupa de baixo e colocando em seu rosto. Ela usa um vestido.
Através da assessoria de imprensa, o Supermercado Guanabara confirmou o fato, mas não informou em qual unidade da rede a situação aconteceu.
A nota ainda salienta que "como medida de proteção para todos os nossos funcionários e clientes, a rede não está permitindo a entrada sem uso de máscara nas suas 26 lojas, seguindo as recomendações dos órgãos de saúde e públicos".
Também nessa terça, em Curtiba, a funcionária de um supermercado acabou morrendo após ser atingida por uma bala disparada por um segurança do estabelecimento durante confusão com um cliente que se negava a usar máscara.
CORREIO
SÃO FELIPE: Prefeitura Municipal decreta uso exclusivo de máscaras de proteção a todos os munícipes.
A Prefeitura Municipal de São Felipe publicou nesta terça-feira (28/04) o decreto Nº 066/2020 que, entre outras medidas, torna obrigatório o uso de máscaras de proteção como forma de combate ao coronavirus (COVID-19) por todo o Município, e para o atendimento em estabelecimentos com funcionamento autorizado, em especial, para uso de meios de transporte de passageiros e desempenho de atividades laborais em ambientes compartilhados, nos setores público e privado.
Reiteramos mais uma vez que é de suma importância evitar aglomerações neste período, sair apenas para o que for estritamente necessário, bem como realizar a higienização correta das mãos. Todas estas providências e conselhos tem o intuito de minimizar os riscos de eventual transmissão do Coronavírus.
Lembre-se: A MEDIDA MAIS ADEQUADA PARA SUA PROTEÇÃO É PERMANECER EM CASA.
Recomendamos que continuem conectados aos nossos canais de comunicação.
ASCOM
terça-feira, 28 de abril de 2020
Mulher é morta a tiros pelo marido em Santo Amaro
Uma mulher morreu após ser baleada pelo marido, em Santo Amaro na manhã desta terça-feira (28). A informação foi confirmada pela Polícia Militar. Segundo a polícia, o crime ocorreu na Rua Conselheiro Saraiva, por volta das 9h. Não há detalhes sobre motivação do crime. A PM também não informou se o crime ocorreu em casa ou em via pública.
Ainda de acordo com a PM, após matar a mulher, o homem disparou contra ele mesmo. Agentes da 20ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) confirmaram o crime. O corpo da mulher foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT). Não há informações sobre o enterro. Já o homem foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e levado para um hospital da cidade.
G1
CRUZ DAS ALMAS: Família de um dos pacientes com (covid-19) diz estar sofrendo contrangimento na cidade
É do conhecimento do país inteiro, que não há necessidade de divulgações de dados pessoais de pessoas infectadas pelo (covid-19) e até de onde reside, o que inclusive foi alertado pelo Ministério da Saúde.
Em contato com uma pessoa da família de um dos infectados, referente ao segundo caso, o Cruz na Tela, foi informado que logo depois que chegou o resultado, testando positivo para a doença, os comentários começaram a se espalhar pelas redes sociais, inclusive gravaram um áudio, onde um homem dá nome de dois bairros da cidade, chegando a afirmar que os dois pacientes são moradores.
"Achei estranho, porque, logo assim que o pessoal da Secretaria de Saúde nos procurou para informar cobre o resultado, aí já começaram os boatos, que não ajudam em nada, pois meu pai é uma pessoa que tem problemas de saúde e tem que ser respeitado", alertou.
Por se tratar de um idoso, com doença crônica, além do coronavírus, familiares temem que esses boatos e essa forma da população tratar o caso, possa trazer resultados negativos até para a saúde dele no geral, uma vez, que apesar das patologias, ele está bem.
Ainda segundo a filha, todos que tiveram contato com ele, já estão sendo monitorados, além de terem sido examinados, a exemplo do motorista da ambulância. "Estamos esperando o resultado dos exames, eu particularmente estou em isolamento domiciliar, porque tive contato com meu pai, mas tenho fé em Deus que tudo isso vai terminar bem", acrescentou.
A Imprensa foi informada do caso, no último sábado (25) através da Secretaria de Saúde, que informou que um homem, havia testado positivo, ao retornar de uma cirurgia que foi submetido em um hospital de Salvador, o qual, também possui uma doença crônica, mas que está com o estado de saúde estável, apesar de ter contraído o coronavírus. Ainda conforme a secretaria, são dois casos confirmados em Cruz das Almas e 44 monitorados.
CRUZ NA TELA
São Felipe registra primeiro caso confirmado de Covid-19.
O município de São Felipe registrou o primeiro caso de Covid-19, na tarde desta terça-feira (28/04). O paciente é um morador da cidade que estava fazendo tratamento em Salvador. De acordo com a nota da prefeitura, o paciente está sendo monitorado e permanece em isolamento, assim como os familiares que também entrarão em quarentena.
Durante o pronunciamento o prefeito de São Felipe faz um apelo para moradores município a respeito da proliferação do Covid-19, “vocês que possuem amigos ou familiares que residem em outra cidade, não permitam que essas pessoas venham para o nosso município nesse momento de pandemia.
Está chegando o fim de semana de um feriado prolongado, deixe para vocês poder lhe dar um abraço no seu filho, no seu pai, na sua mãe quando passar tudo isso.
Peço a vocês que façam isso por nós, por todos, porque se não nos unidos contra esse vírus, nossa cidade pode entrar em colapso; só depende de vocês. Estamos fazendo a nossa parte e vocês precisam fazer a de vocês. Deus está no comando.
Castro Alves - 01 caso confirmado
Cruz das Almas - 02 casos confirmados
Laje - 01 caso confirmado
Maragogipe - 05 casos confirmados
Santa Teresinha - 02 casos confirmados
São Felipe - 01 caso confirmado
Valença - 04 casos confirmados
EDITADO POR BENI COMUNICAÇÃO FONTES /FALA RECÔNCAVO/FORTE NO RECÔNCAVO
Brasil bate recorde de mortes em 24h e passa China
Segundo atualização publicada pelo Ministério da Saúde na noite desta terça-feira, 28, subiu para 5.017 o número de mortos pelo novo coronavírus no Brasil. Deste total, 474 foram confirmados nas últimas 24 horas e outros 1.156 seguem em investigação. O registro representa o maior número de óbitos no período de um dia desde o início da pandemia e com isso, o país ultrapassou a China, cujo governo divulgou cerca de 4.643 mortes devido ao vírus.
Ainda de acordo com o Ministério, ao todo, são 71.886 casos oficiais de Covid-19 no Brasil, com 5.385 novos diagnósticos em um dia. O número de pessoas em acompanhamento é de 34.325, enquanto 32.544 já estão curados. A taxa de letalidade — índice que compara os casos totais pelos números de óbitos confirmados — é de 7%, segundo a atualização do governo.
Contradição
Em contrapartida, o governo dos Estados Unidos já acusou o governo chinês de esconder os números reais de casos no país, onde surgiu a pandemia. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a China teve 84.347 diagnósticos de Covid-19.
A mesma acusação de subnotificação de óbitos e casos é feita no Brasil por pesquisadores brasileiros que estimam um número que pode chegar a ser de 12 a 15 vezes maior do que o reportado pelo Ministério da Saúde. Vale lembrar que a alta de óbitos registrada nas últimas 24h não significa necessariamente que 474 pessoas morreram neste período, visto que as autoridades tem somado ao balanço diário mortes ocorridas dias atrás, mas com confirmação de covid-19 no último dia.
A TARDE
'Sou Messias, mas não faço milagre', diz Bolsonaro sobre mortes por coronavírus
Em entrevista nesta terça-feira, 29, a uma jornalista na portaria do Palácio da Alvorada, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse que lamenta o número de mortos pelo coronavírus no Brasil que já superou a China, mas que não tem o que fazer sobre a situação.
“A gente ultrapassou o número de mortos da China por covid-19”, disse a repórter ao presidente, que declarou: “E daí? Lamento. Quer que eu faça o quê? Eu sou Messias, mas não faço milagre", disparou o presidente, referindo-se ao próprio sobrenome.
Em seguida, Bolsonaro continuou a entrevista afirmando que se solidariza com as famílias das vítimas. “Lamento a situação que nós atravessamos com o vírus. Nos solidarizamos com as famílias que perderam seus entes queridos, que a grande parte eram pessoas idosas”, disse.
“Mas é a vida. Amanhã vou eu. Logicamente, a gente quer ter uma morte digna e deixar uma boa história para trás”, completou.
Nesta terça-feira, de acordo com o Ministério da Saúde, os óbitos causados pela Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, chegaram a 5.017 no Brasil, número inferior a China, que segundo dados oficiais, registra 4.643.
Flexibilização
Ao ser questionado sobre a possibilidade de flexibilização do distanciamento social, o presidente se manteve neutro, dizendo que não dá parecer e que não obriga o ministro da Saúde, Nelson Teich, a fazer nada.
Sem apresentar fontes, Bolsonaro afirmou que 70% da população será infectada e que o governo nunca negou que o novo coronavírus causaria mortes no Brasil.
“As mortes de hoje, a princípio, essas pessoas foram infectadas há duas semanas. É o que eu digo para vocês: o vírus vai atingir 70% da população. Infelizmente é a realidade. Mortes vão (sic) haver. Ninguém nunca negou que haveria mortes”, ressaltou.
A TARDE
Uso de máscaras é obrigatório na rua, trabalho e trânsito para 385 cidades da Bahia
O uso de máscara protetiva é agora obrigatório para toda a população, nos 385 municípios da Bahia em que estão em vigor os decretos legislativos que reconhecem o estado de calamidade pública, assim como naqueles em que foram registrados casos da doença. A medida foi aprovada por unanimidade pelos 56 deputados que participaram da sessão plenária virtual.
By Clever Advertising
O projeto de lei 23.848/2020, apresentado pelos deputados Ivana Bastos (PSD) e Fabrício Falcão (PCdoB), torna obrigatório o uso de máscaras em toda a Bahia, tanto por pessoas que circulam nas ruas como em locais de trabalho e também para quem está no trânsito.
A Assembleia também votou e aprovou por unanimidade 11 novos projetos de decreto legislativo municipais solicitando o reconhecimento do “estado de calamidade pública” em razão da pandemia do Covid-19 para os seguintes municípios: Angical, Campo Alegre de Lourdes, Feira da Mata, Pau Brasil, Anagé, Manoel Vitorino, Santa Rita de Cássia, Sebastião Laranjeiras, Tanhaçu, Teodoro Sampaio e Wanderley. No total, 385 dos 417 municípios baianos já vivem sob os efeitos da calamidade.
VARELA NOTÍCIAS
segunda-feira, 27 de abril de 2020
Sesab confirma 83 mortes pelo Covid-19 na Bahia; 501 pacientes já foram curados
A Secretaria de Saúde do estado da Bahia (Sesab) divulgou a atualização de seu boletim informativo do Covid-19 nesta segunda-feira (27). Segundo os dados informados, a Bahia já registrou 83 mortes pelo novo coronavírus e 501 pacientes curados da doença. Já são 2.365 contaminados, o que representa 20,61% dos casos notificados.
As mortes aconteceram nos municípios de Adustina (1); Água Fria (1); Araci (1); Belmonte (1); Camaçari (1); Capim Grosso (1), Catu (1), sendo que a paciente foi contaminada na capital baiana; Feira de Santana (1); Gongogi (2); Ilhéus (4); Ipiaú (1); Itabuna (3); Itagibá (1); Itapé (1); Itapetinga (2); Juazeiro (1); Lauro de Freitas (5), um dos óbitos era residente no Rio de Janeiro; Nilo Peçanha (1); Salvador (48); Uruçuca (4); Utinga (1); Vitória da Conquista (1).
No momento, há 253 pacientes infectados internados, sendo 73 em UTI. 58,82% dos casos confirmados são do sexo feminino e a faixa etária mais acometida pelo vírus é de 30 a 39 anos, representando 28,01% do total.
VARELA NOTICIAS
Homens são assassinados enquanto descarregavam mudança em nova casa
Dois homens foram assassinados enquanto descarregavam os móveis na nova casa, no bairro da Gabriela, em Feira de Santana, a 116 km de Salvador, na noite de quinta-feira (23).
Segundo populares, as vítimas são desconhecidas do local. Ainda de acordo com vizinhos, logo após a dupla chegar na casa nova, um grupo armado também chegou a residência entrou no local, efetuou os disparos e fugiram. Os móveis ainda estavam no caminhão de mudança.
Policiais foram acionados e ao chegaram no local isolaram a área até a chegada de equipe do Departamento de Polícia Técnica.
A motivação do crime e os suspeitos não foram informados por agentes.
BOCÃO NEWS
Adolescente de 14 anos é encontrada morta em Feira de Santana
Bolsonaro deve nomear André Mendonça para Ministério da Justiça
O atual advogado-geral da União, André Mendonça, deverá ser o nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro para assumir o Ministério da Justiça e Segurança Pública. De acordo com informações da CNN Brasil, o primeiro nome cotado para substituir Sérgio Moro na pasta era o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Jorge Oliveira, advogado e amigo da família Bolsonaro.
O nome de Oliveira era prioridade para a Justiça até uma reunião realizada nesta segunda-feira, 27, em Brasília, quando os ministros do Palácio do Planalto aconselharam a não mudar Jorge Oliveira de cargo, já que ele comanda a Subchefia para Assuntos Jurídicos (SAJ), o que seria um cargo de confiança de Bolsonaro.
O ex-juiz Sérgio Moro pediu demissão com a justificativa de que Bolsonaro estaria interferindo politicamente na Polícia Federal (PF). Além disso, Moro acusou Bolsonaro de reclamar de apurações sobre aliados e pedir informações sobre investigações em andamento.
Segundo Bolsonaro, as afirmações do ex-ministro da Justiça são falsas e acusou Moro de condicionar troca do diretor-geral da PF à promessa de uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). Sérgio Moro negou.
O presidente Jair Bolsonaro deve nomear o diretor-geral da Abin, Alexandre Ramagem, para substituir Maurício Valeixo do comando da PF. Valeixo foi uma indicação de Moro e já participou de investigações da Operação Lava Jato. Alexandre Ramagem é amigo da família Bolsonaro.
A TARDE
VARZEDO: Caminhonete e caminhão dos Correios colidem na BA-026
Um acidente entre uma Pick-up e um caminhão da sedex foi registrado na por volta das 8h manhã desta segunda-feira (27), na BA-026 entre no município de Varzedo no recôncavo da Bahia.
Segundo informações repassadas ao Voz da Bahia, os veículos se chocaram frontalmente em uma curva próximo a um posto de gasolina. Ainda segundo relatos de testemunhas, o motorista do caminhão sofreu ferimentos na costela, mas passa bem, já o motorista da pick-up de modelo Amarok sofreu um corte grave na cabeça e escoriações em uma das pernas.
Unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) chegou tarde ao local devido a outras ocorrências na cidade de Varzedo, mas realizou o atendimento e encaminhamento para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus.
A via segue congestionada devido ao acidente, entretanto, prepostos da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) já estão no local.
Os moradores pedem encarecidamente que os motoristas tenham mais atenção ao transitar naquela localidade, devido aos constantes acidentes que vem acontecendo na área.
VOZ DA BAHIA
domingo, 26 de abril de 2020
SÃO FELIPE VÍDEO: Chuva alaga trecho danificado da BA 242 e moradores pedem solução.
NO VÍDEO, VOCÊ PODE PERCEBER QUE UM MOTOCICLISTA AO PASSAR NA VIA DIZ, "ISSO JÁ TEM 20 ANOS"
Caminhão carregado de melão capota na BA-120; motorista de Cruz das Almas fica ferido
Um caminhoneiro identificado como Rael, morador de Cruz das Almas, ficou ferido em um capotamento na BA-120, nas proximidades do Candeal, em Castro Alves, na tarde deste domingo, 26. O veículo transportava uma carga de melão, que ficou espalhada na pista.
Segundo um leitor do Forte na Notícia, chovia bastante no momento em que o condutor perdeu o controle da direção e capotou o caminhão próximo a uma curva.
Com escoriações pelo corpo, o motorista foi socorrido pelo SAMU e encaminhado para a UPA de Cruz das Almas.
FORTE NA NOTICIA
Ex-presidente do Bahia, Fernando Schmidt é internado em UTI; estado é grave
Primeiro presidente do Esporte Clube Bahia eleito de forma democrática e direta e ex-secretário do governo Jaques Wagner (PT) no estado, Fernando Schmidt, 75, foi internado no Hospital Jorge Valente, em Salvador, nesta quinta-feira (23).
De acordo com familiares do ex-presidente, seu estado agravou no início deste domingo (26), fazendo com que ele tivesse que ser transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O motivo da internação seria uma enfermidade neurológica.
VN
Jorge Oliveira pode assumir vaga de Moro no Ministério da Justiça, diz site
O presidente Jair Bolsonaro já tem o nome que vai substituir Sérgio Moro no Ministério da Justiça e Segurança Pública. De acordo com o G1, Jorge Oliveira, ministro da Secretaria Geral deve assumir a vaga.
Ainda segundo a publicação, Oliveira é próximo da família Bolsonaro. Ele já foi chefe de gabinete da Câmara de Eduardo Bolsonaro e o seu pai já havia trabalhado com o presidente quando ele ainda era deputado. O site também dá como certa a nomeação do atual diretor da Agência Nacional de Inteligência (Abin), Alexandre Ramagem, como novo diretor-geral da Polícia Federal.
Moro pediu demissão na última sexta-feira (24), após a exoneração do então diretor geral da PF Maurício Valeixo.
VN
Bahia registra 74° óbito por Covid-19, já são 2.248 casos confirmados
A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) confirmou no início da tarde deste domingo, 26, mais uma morte por Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. De acordo com a pasta, este é o 74º óbito provocado pela doença no Estado.
Ao todo, a Bahia registra 2.248 casos confirmados do novo coronavírus, considerando o número de 473 pacientes recuperados e 74 óbitos. Desses, 1.701 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos.
Segundo a Sesab o aumento expressivo do número de exames processados, que alcança 1.000 por dia, deve-se ao investimento do Governo do Estado na unidade, que passou a contar com novas máquinas e funciona 24 horas, inclusive aos finais de semana.
A TARDE
Conselho vota diretrizes para reorganizar o calendário escolar
O Conselho Nacional de Educação (CNE) deve votar na próxima terça-feira, 28, em plenário virtual, as diretrizes que irão orientar as escolas de todo país a como conduzir o ensino diante da pandemia do novo coronavírus. O documento traz orientações e sugestões para o ensino superior e para cada etapa de ensino da educação básica, desde a educação infantil ao ensino médio.
A proposta de parecer sobre a reorganização dos calendário escolares e realização de atividades pedagógicas não presenciais durante o período de pandemia de covid-19 passou por consulta pública e recebeu mais de 1 mil contribuições.
O CNE decidiu elaborar o documento devido às várias dúvidas de estados, municípios e escolas sobre se as práticas adotadas durante a pandemia estavam em conformidade com as normas vigentes. Uma das questões mais preocupantes é como ficará o calendário escolar de 2020 e se as aulas e as atividades a distância contarão como horas letivas ou terão de ser integralmente repostas quando as aulas presenciais forem retomadas.
Versão preliminar
Na versão preliminar do parecer, o CNE lista uma série de atividades não presenciais que podem ser consideradas pelas redes de ensino durante a pandemia. O Conselho recomenda que as atividades sejam ofertadas, desde a educação infantil, para que as famílias e os estudantes não percam o contato com a escola e não tenham retrocessos na aprendizagem.
Na educação infantil, que é composta por creche e pré-escola, embora a escola possa orientar os pais e responsáveis na realização de atividades, a recomendação é que elas não contem no calendário oficial e as aulas sejam todas repostas, pois há impedimento legal para considerar essas atividades como regulares.
A partir do ensino fundamental é possível que as atividades remotas sejam consideradas no calendário. A decisão final, no entanto, cabe a cada rede de ensino, que deverá definir a melhor forma de cumprir as 800 horas obrigatórias do ano letivo escolar. Para isso, o documento diz que é preciso considerar a realidade de cada localidade e o acesso às diversas tecnologias de ensino. É também necessário “considerar propostas inclusivas e que não reforcem ou aumentem a desigualdade de oportunidades educacionais”, reforça o CNE.
Por não se saber ao certo quanto tempo durará a suspensão das aulas nas várias cidades brasileiras, o CNE recomenda que as escolas ofereçam atividades não presenciais, em todos os níveis de ensino mesmo que não contem como horas letivas oficiais.
Essas atividades, de acordo com o documento preliminar, podem ocorrer por meios digitais ou não. Podem ser ministradas, por exemplo por meio de videoaulas, de conteúdos organizados em plataformas virtuais de ensino e aprendizagem, pelas redes sociais, entre outros. Podem ainda ser oferecidas por meio de programas de televisão ou rádio; pela adoção de materiais didáticos impressos e distribuídos aos alunos e seus pais ou responsáveis; e pela orientação de leituras, projetos, pesquisas, atividades e exercícios indicados nos materiais didáticos.
No ensino infantil e nos primeiros anos do ensino fundamental, quando ocorre a alfabetização, o CNE ressalta que é fundamental o acompanhamento dos pais e responsáveis. A escola deverá estar à disposição para orientá-los, estabelecendo canais para tal.
Avaliação
O CNE orienta que cada sistema de ensino, ao definir a reorganização do calendário do ano letivo, considere, entre outros pontos, realizar uma avaliação diagnóstica de cada criança quando as aulas presenciais forem retomadas. O objetivo é avaliar o que foi aprendido nas atividades não presenciais. Além disso, os sistemas são orientados a construir um programa de recuperação, caso seja necessário, para que “todas as crianças possam desenvolver de forma plena o que é esperado de cada uma ao fim de seu respectivo ano letivo”.
O CNE recomenda ainda que o MEC e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) acompanhem as ações de reorganização dos calendários de cada sistema de ensino antes de estabelecer os novos cronogramas de avaliações de alcance nacional, como o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
“Recomenda-se, em especial, que o MEC e o Inep aguardem o retorno das aulas para definir o cronograma e as especificidades do Enem 2020 de modo a evitar qualquer prejuízo aos estudantes nos processos seletivos às instituições de ensino superior”, diz o texto.
A aplicação da prova impressa do Enem foi mantida nos dias 1º e 8 de novembro, segundo o Inep, para dar segurança aos estudantes de que a prova ocorrerá esse ano. Já o Enem digital, inicialmente mantido, foi adiado para os dias 22 e 29 de novembro.
Próximos passos
Após aprovado pelo CNE, o documento terá ainda que ser homologado pelo Ministério da Educação. Conselhos estaduais e municipais de educação poderão ainda definir como cada localidade seguirá as orientações. As decisões finais de como o calendário será cumprido caberão a estados e municípios.
No Brasil, em todos os estados há suspensão de aulas para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus. A medida não é exclusiva do país. No mundo, de acordo com os últimos dados da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que monitora os impactos da pandemia na educação, 191 países determinaram o fechamento de escolas e universidades. A decisão afeta cerca de 1,6 bilhão de crianças e jovens, o que corresponde a 90,2% de todos os estudantes no mundo.
A TARDE
SÃO FELIPE: Prefeitura Municipal mesmo com dificuldades segue recuperando estradas vicinais da região
sexta-feira, 24 de abril de 2020
Corpo é encontrado dentro de residência na zona rural de Feira de Santana
Por volta das 18h desta sexta-feira (24), a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), realizou um levantamento cadavérico na Fazenda Conceição, no distrito de Governador João Durval Carneiro (Ipuaçu), em Feira de Santana.
Segundo informações, um homem ainda não identificado foi encontrado morto no interior de uma residência localizada às margens da BR-116, logo após a entrada para a sede do distrito. O corpo estava em estado de putrefação e apresentava perfurações provocadas por arma de fogo.
A delegada Cláudia Fernanda Pugliese presidiu o levantamento cadavérico e autorizou a remoção do corpo para o Departamento de Polícia Técnica (DPT).
CENTRAL DE POLICIA
Com 3 novos pacientes com coronavírus, Feira chega a 73 casos da doença
Dois homens e uma mulher tiveram diagnóstico positivo para Covid-19 em Feira de Santana, nesta sexta (24). Somando-se aos casos anteriormente confirmados pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, agora são 73 casos registrados. Nenhum dos três mais recentes portadores do vírus necessita de atendimento hospitalar e encontram-se em isolamento domiciliar.
Um dos homens que tiveram confirmação nos exames, para a doença, tem 40 anos de idade e o outro, 39. A mulher tem 37 anos. Pela idade, não se encontram em faixa de risco. Não há informações quanto a comorbidades e a forma de transmissão. Outro dado desta sexta-feira é referente a exames cujo resultado deu negativo para 11 pessoas testadas.
Feira de Santana segue com quatro pacientes hospitalizados, e um óbito (uma idosa de 82 anos que esteve internada no Hospital Couto Maia em Salvador). O total de pessoas curadas continua 44.
Informações da Secretaria Municipal de Comunicação/Acorda Cidade
MARAGOJIPE: Visita de familiar vindo de Salvador causa primeiros casos de coronavírus
Em tempos de pandemia do novo coronavírus, o isolamento social é uma das formas mais eficientes de impedir a transmissão. Até então sem casos confirmados, o município de Maragojipe registrou de uma vez só, cinco ocorrências nesta sexta-feira, 24, todas em uma mesma família após uma pessoa infectada em Salvador desobedecer a medida de distanciamento e ir visitar os parentes na cidade.
De acordo com informações da Secretaria de Saúde de Maragojipe, a visita aconteceu durante o feriado de semana santa e na ocasião, o parente estava assintomático. No entanto, o órgão afirmou que o município possui barreiras sanitárias instaladas.
Conforme a Secretaria, a família está bem e segue em isolamento. Conforme último balanço divulgado pela Prefeitura de Maragojipe, outros três casos suspeitos aguardam o resultado da amostra, enquanto cinco foram descartados. Cerca de 16 pessoas estão em monitoramento domiciliar devido a sintomas gripais.
Também nesta segunda-feira, 24, começou a valer a obrigatoriedade de máscaras em vias públicas, estabelecimentos bancários, comerciais, prestadores de serviço e carros particulares com mais de uma pessoa.
“Vamos continuar trabalhando dobrado. Pedir a colaboração de cada um de vocês, nesse momento, respeitando nossos irmãos, que Maragojipe não é a primeira e nem a última cidade a ter o caso de coronavírus. Nesse momento de solidariedade e abraçar nossos irmãos e com certeza, na fé que nós temos em Deus, vamos vencer essa batalha”, pediu a prefeita da cidade, Vera Lúcia Maria dos Santos, em pronunciamento da tarde desta segunda-feira.
A TARDE
Ex-líder do governo Bolsonaro, Joice Hasselman vai apresentar pedido de impeachment
Após a mais recente crise causada pela saída de Sergio Moro, a ex-líder do governo Jair Bolsonaro no Congresso Nacional, Joice Hasselman (PSL-SP) deve protocolar, ainda na noite desta sexta-feira, 24, um pedido de impeachment contra o presidente na Câmara dos Deputados.
O documento da parlamentar cita o pedido de exoneração do diretor-geral da Polícia Federal (PF), Maurício Valeixo e o pronunciamento do ex-ministro da Justiça. Segundo Joice, as supostas acusações de Moro indicam crimes de responsabilidade por parte do presidente.
"Em pronunciamento realizado na sede do Ministério, relatou que o decreto de exoneração do Diretor-Geral da Polícia Federal, que supostamente subscreveu, contém informação falsa. Isso porque, segundo o Ministro, não houve pedido de exoneração, e Sergio Moro conheceu o pretenso pedido tão somente após sua publicação em Diário Oficial. De pronto, nota-se a prática de ao menos dois atos que configuram Crimes de Responsabilidade do Presidente da República", diz um trecho do documento.
A deputada diz que Bolsonaro cometeu falsidade ideológica, pelo fato do decreto de exoneração de Valeix informar que sua saída se deu “a pedido” e ainda trazer a assinatura de Moro, porém, o mesmo negou saber da medida.
Hasselmann também relembra no pedido a afirmação de Moro sobre a suposta intenção de interferência em investigações no STF.
'“Presidente também me informou que tinha preocupação com inquéritos em curso no Supremo Tribunal Federal, em que a troca também seria oportuna, da Polícia Federal, por esse motivo. Também não é uma razão que justifique a substituição, até algo que gera uma grande preocupação'”, diz o texto.
Além deste, ao menos outros 22 pedidos de impeachment contra Bolsonaro já tramitam no Congresso Nacional, incluindo os protocolados pelo PDT, PSOL e até mesmo, pelo antigo aliado do presidente, o deputado federal Alexandre Frota (PSDB-SP). Em outubro do ano passado, Joice Hasselmann abandonou a liderança do governo em meio à crise no PSL.
A TARDE
SÃO FELIPE: Prefeitura recupera rede de esgoto pluvial danificada pelas chuva
quinta-feira, 23 de abril de 2020
Mulher morre após tomar choque em tanquinho de lavar roupas no Saúde-BA
Na manhã dessa quinta-feira (23), no bairro alto da Santa Cruz, uma mulher identificada até agora por Adriana Pires 32 anos, morreu eletrocutada, após tomar choque em um tanquinho de lavar roupas.
Adriana era mãe de dois filhos menores, segundo informações de vizinhos ela estava no quintal de sua casa lavando roupas quando tomou o choque, vindo a óbito no local.
O corpo da vítima que deixa dois filhos menores, foi recolhido pelo Departamento de Polícia Técnica para o Instituto Médico legal, de onde será liberado para sepultamento.
Com informações do Espaço Aberto
SÃO FELIPE: Prefeitura Municipal fara distribuiçao de alimentação escolar para as famílias de alunos da Rede Municipal Integral.
Após suspender as aulas por tempo indeterminado, por causa do coronavírus, o Prefeito Antônio Jorge Macedo "Choquinha" juntamente com a Secretária de Administração Ana Rita Macedo e do Secretário de Educação Silvio Ricardo anunciaram, nesta quinta-feira (23/04), a distribuição das cestas, que têm como objetivo diminuir os impactos ocasionados pela pandemia do novo coronavírus.
“O momento é de unirmos esforços em prol dos que mais precisam. A prefeitura está trabalhando muito para garantir apoio aos Sanfelipenses neste tempo de pandemia. Esses Kits vão matar a fome de muitas pessoas que estão impedidas de trabalhar e tirar seu sustento”, disse o prefeito Choquinha.
As escolas continuarão fechadas. A distribuição dos Kits de alimentação serão feitas em cada escola através de agendamento de horário afim de evitar aglomerações.
Desde já agradecemos a compreensão e nos colocamos a disposição para os devidos esclarecimentos se por ventura vierem surgir.
ASCOM
Cerca de 82,7% dos brasileiros tem adotados hábitos de higiene contra o coronavírus, diz Ministério
Em pesquisa divulgada nesta quinta-feira, 23, o Ministério da Saúde revelou que 8 em cada 10 brasileiros tem adotado práticas de higienização como forma de prevenção ao coronavírus. Mais espicificamente, os dados apontaram que 82,7% da população tem seguido as recomendações.
De acordo com os dados obtidos, os brasileiros afirmaram ter adotado o hábito de lavar as mãos regularmente com água e sabão ou higienizá-la com álcool, assim como a limpeza de superfícies e objetos. O maior percentual foi entre as mulheres (87,3%) quando comparadas aos homens (77,7%).
Referente a questão do isolamento social, os dados foram ainda mais otimistas. Cerca de 91% dos entrevistados informaram ter aderido a alguma das ações indicadas em seus municípios, como sair de casa apenas o necessário, evitar aglomerações de pessoas e o contato como cumprimentos ou abraços.
Em aspectos regionais, as práticas foram mais aderidos pelo Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com 92,7%. Nas regiões Norte e Nordeste, esse número ficou em 87,5%
AGENCIA BRASIL
Maia tem dez dias para informar sobre pedido de impeachment de Bolsonaro, determina ministro do STF
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), tem dez dias para prestar informações sobre um pedido de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro, determinou nesta quinta-feira, 23, o ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF).
De acordo com o G1, o pedido em questão foi apresentado no final de março por um grupo de advogados, que acionaram a Corte para obrigar Maia a avaliar o pleito. Cabe ao presidente da Câmara autorizar o procedimento para verificar se houve crime de responsabilidade do presidente.
Antes de analisar a solicitação, Maia deverá apresentar explicações ao Supremo, decidiu o ministro. Além disso, Bolsonaro deverá ser citado no processo – medida necessária para evitar que a ação seja considerada inválida. "A realização do ato citatório em questão constitui providência essencial ao regular prosseguimento da presente ação", escreveu Mello.
Homem é encontrado morto ao lado de veículo em chamas em Cruz das Almas
Um fato lamentável que chocou a população de Cruz das Almas foi registrado na manhã desta quinta-feira (23), um homem conhecido como "Zé Mega Som" foi encontrado morto ao lado de seu veículo modelo Uno, que era utilizado como carro de som.
Segundo informações de moradores do Bairro Tesoura, localidade onde ocorreu o fato, "Zé Mega Som" que tinha 45 anos, teria supostamente cometido suicídio, ateando fogo no próprio veículo.
"Zé Mega Som" ainda chegou a enviar mensagens para familiares se despedindo e pedindo para que cuidassem de seus 2 filhos, segundo informou o repórter Washington Bahia no programa "Bom Dia Cidade" na Rádio Excelsior Recôncavo.
Ele ainda usou suas redes sociais para demonstrar sua preocupação com a crise ocasionada pela pandemia do Covid-19.
O SAMU chegou no local pouco depois do ocorrido, mas a vítima já encontrava-se morta ao lado do veículo, o corpo será removido para o DPT.
Comunicação Web
Corpo carbonizado é encontrado em baixo de viaduto em Salvador.
Um corpo de sexo masculino foi encontrado carbonizado, na manhã desta sexta-feira, 22, no bairro do comércio, local conhecido como carandiru...
-
Uma família foi mantida refém na manhã desta sexta-feira, (01), na localidade do Retiro, zona rural do município de São Felipe, no recôncav...
-
Seis cães foram encontrados envenenados, na manhã desta quarta-feira, (07), no loteamento Zé Andrade, na região central do município de São ...