sábado, 17 de novembro de 2018

Ford Rural: conheça toda a história deste modelo de sucesso!


Sabe esses SUVs imponentes, luxuosos e caros que você vê pelas ruas hoje em dia? Pois saiba que a origem desses modelos foi bem incomum. A Ford Rural foi a precursora dos veículos utilitários, mas no início tinha outro objetivo.
 
Primeiramente sem nenhum luxo ou sofisticação, a Rural se transformou em um dos mais importantes instrumentos de trabalho no Brasil e no mundo, ao longo de mais de 30 anos de produção. Quer conhecer um pouco mais sobre este modelo histórico? Continue a leitura!

Ford Rural: a Herdeira direta do Jeep Willys
O Jeep Willys, produzido nos Estados Unidos, foi um dos grandes destaques da Segunda Guerra Mundial. Com o fim dos combates, a montadora americana pensou em uma forma de levar toda a robustez do utilitário para o grande público. Aproveitando a plataforma de sua criação mais famosa, a Willys lançou a Rural, em 1946, nos Estados Unidos.

Espartana, mas muito valente e robusta, a Ford Rural era equipada com um motor de 6 cilindros que gerava 90 cavalos de potência e tinha tração nas quatro rodas. Instantaneamente, caiu no gosto dos fazendeiros, pelo seu amplo espaço interno e pela mecânica confiável.

Foi assim que, em 1956, a Rural Willys chegou ao Brasil. Trazendo a mesma motorização da irmã americana, a versão brasileira trazia uma elegante pintura saia e blusa, que se tornaria uma de suas marcas na indústria automotiva nacional.
 
Sem concorrência

Em 1959, a Willys nacionalizou totalmente a produção da Rural, lançou uma versão 4×2 e redesenhou a frente do carro. Com a fábrica de Taubaté sendo responsabilizada por quase 100% da montagem do veículo, a Rural passou a ter preços competitivos e se tornou um instrumento de trabalho obrigatório nas fazendas brasileiras.

E, para melhorar ainda mais o cenário, não havia concorrentes em nenhuma outra marca. A única montadora e fabricar um utilitário no Brasil era a Volkswagen, que oferecia a Kombi — mas a proposta era completamente diferente.

Novos ares com a Ford

Em 1967, a Ford comprou a Willys do Brasil e manteve a produção da Rural. A novidade era uma versão mais luxuosa, com novo painel de instrumentos e mais voltada para o uso urbano. A Rural passou a agregar mais uma função à sua já versátil lista: ser o carro da família.

Seu reinado durou até 1972, quando a Chevrolet lançou a Veraneio, um utilitário mais moderno, confortável e econômico, que expôs a idade e a defasagem do projeto da Rural. Sem ter como evoluir mais, a Ford encerrou a produção em 1977, ainda mantendo uma versão picape por mais cinco anos. No entanto, ela jamais alcançou o mesmo sucesso da irmã mais velha.
 
Hoje em dia, a Rural é um dos carros mais cobiçados por colecionadores aqui no Brasil, já que fez parte de uma importante fase do desenvolvimento econômico do país. De fato, é difícil encontrar uma família que não tenha tido pelo menos uma experiência a bordo de uma Rural.

E aí, gostou de conhecer a história da Ford Rural? Depois de saber essas informações, certamente você olhará para os SUVs modernos com outros olhos! 


FONTE: WEBCLASSICOS


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comunicação Web

Fenômeno semelhante a um tornado é registrado em fazenda no oeste da Bahia

Um fenômeno natural em formato de funil e parecido com um tornado foi registrado na zona rural de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia....