Sabe esses SUVs
imponentes, luxuosos e caros que você vê pelas ruas hoje em dia? Pois saiba que
a origem desses modelos foi bem incomum. A Ford Rural foi a precursora dos
veículos utilitários, mas no início tinha outro objetivo.
Primeiramente sem
nenhum luxo ou sofisticação, a Rural se transformou em um dos mais importantes
instrumentos de trabalho no Brasil e no mundo, ao longo de mais de 30 anos de
produção. Quer conhecer um pouco mais sobre este modelo histórico? Continue a
leitura!
Ford Rural: a
Herdeira direta do Jeep Willys
O Jeep Willys,
produzido nos Estados Unidos, foi um dos grandes destaques da Segunda Guerra
Mundial. Com o fim dos combates, a montadora americana pensou em uma forma de
levar toda a robustez do utilitário para o grande público. Aproveitando a
plataforma de sua criação mais famosa, a Willys lançou a Rural, em 1946, nos
Estados Unidos.
Espartana, mas muito
valente e robusta, a Ford Rural era equipada com um motor de 6 cilindros que
gerava 90 cavalos de potência e tinha tração nas quatro rodas.
Instantaneamente, caiu no gosto dos fazendeiros, pelo seu amplo espaço interno
e pela mecânica confiável.
Foi assim que, em
1956, a Rural Willys chegou ao Brasil. Trazendo a mesma motorização da irmã
americana, a versão brasileira trazia uma elegante pintura saia e blusa, que se
tornaria uma de suas marcas na indústria automotiva nacional.
Sem concorrência
Em 1959, a Willys
nacionalizou totalmente a produção da Rural, lançou uma versão 4×2 e redesenhou
a frente do carro. Com a fábrica de Taubaté sendo responsabilizada por quase
100% da montagem do veículo, a Rural passou a ter preços competitivos e se
tornou um instrumento de trabalho obrigatório nas fazendas brasileiras.
E, para melhorar
ainda mais o cenário, não havia concorrentes em nenhuma outra marca. A única
montadora e fabricar um utilitário no Brasil era a Volkswagen, que oferecia a
Kombi — mas a proposta era completamente diferente.
Novos ares com a Ford
Em 1967, a Ford
comprou a Willys do Brasil e manteve a produção da Rural. A novidade era uma
versão mais luxuosa, com novo painel de instrumentos e mais voltada para o uso
urbano. A Rural passou a agregar mais uma função à sua já versátil lista: ser o
carro da família.
Seu reinado durou até
1972, quando a Chevrolet lançou a Veraneio, um utilitário mais moderno,
confortável e econômico, que expôs a idade e a defasagem do projeto da Rural.
Sem ter como evoluir mais, a Ford encerrou a produção em 1977, ainda mantendo
uma versão picape por mais cinco anos. No entanto, ela jamais alcançou o mesmo
sucesso da irmã mais velha.
Hoje em dia, a Rural
é um dos carros mais cobiçados por colecionadores aqui no Brasil, já que fez
parte de uma importante fase do desenvolvimento econômico do país. De fato, é
difícil encontrar uma família que não tenha tido pelo menos uma experiência a
bordo de uma Rural.
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