quinta-feira, 14 de agosto de 2025

Idoso de 72 anos é reanimado uma hora após ter óbito atestado por dois médicos em hospital de Itabuna

 


Um idoso de 72 anos foi reanimado após ter tido o óbito atestado por dois médicos, na quarta-feira (13), no Hospital de Base de Itabuna, cidade no sul da Bahia.


Damião José dos Santos estava internado há oito dias e, segundo a unidade de saúde, ficou cerca de uma hora sem sinais vitais, mesmo depois de técnicas de reanimação que duraram 15 minutos.


A equipe de funerária já estava a caminho do hospital para buscar o corpo do paciente, quando foram notados sinais vitais e os médicos retomaram os procedimentos para a estabilização do aposentado.


Damião tinha um quadro de pneumonia e, ao longo dos dias, o estado se agravou, chegando a ficar com a respiração 100% dependente de aparelhos. Após a reanimação, a porcentagem caiu para 20%.


Em nota, o hospital informou que, apesar de raro, o fenômeno já foi relatado na literatura médica outras vezes, com casos de constatação de óbito que apresentaram retorno espontâneo da circulação.


Ainda conforme a unidade, "após minuciosa avaliação das condutas tomadas", não foi constatada qualquer falha técnica ou ética por parte da equipe de plantão.

Além de procurar a funerária para organizar o velório e sepultamento, a família preparava outros pontos da despedida do idoso, que é muito conhecido na cidade.


Segundo contou à TV Bahia o advogado Daniel Oliveira, sobrinho de Damião, um grupo chegou a orar por ele no hospital, pouco antes da reanimação.


A funerária foi a primeira a receber a notícia da melhora e acionou a família, que foi à unidade de saúde para entender o que tinha acontecido.


"Chegando lá, nós constatamos que o nosso tio tinha voltado. E o médico disse que ele ficou em estado de óbito entre 1h e 1h20", afirmou Daniel.


Para o advogado, o médico deu detalhes sobre a volta do aposentado: "Meu tio abriu os olhos, voltou a frequência cardíaca e voltou a respirar. Voltou melhor".


Agora, Damião segue internado no Hospital de Base de Itabuna, e, apesar da melhora, o estado de saúde dele ainda é delicado. "O quadro ainda é grave, mas a esperança foi renovada", afirmou.


G1 BAHIA


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comunicação Web

Homem morre após afogamento em condomínio na Bahia

 Um homem de 38 anos morreu vítima de afogamento na tarde de sábado (24), no condomínio Águas de Olivença, em Ilhéus, no sul da Bahia. A vít...