quarta-feira, 11 de agosto de 2021

PF cumpre mandados em Ilhéus e Itabuna contra fraudes em verba da Covid




Uma operação deflagrada nesta quarta-feira (11) pela Polícia Federal (PF), em conjunto com a Controladoria Geral da União (CGU), cumpre nove mandados de busca e apreensão em Ilhéus e Itabuna, no sul da Bahia. A Operação Nefanda visa combater crimes de fraude à licitação e desvios de recursos públicos federais que deveriam ser empregados no enfrentamento da pandemia de coronavírus.


De acordo com a PF, foi apurado que, em Ilhéus, uma empresa sem capacidade técnica e operacional foi contratada sem licitação, por R$ 1,2 milhão, para para gerir um brigo de campanha destinado ao acolhimento de pacientes infectados com a Covid-19. Ainda segundo a PF, o objeto social da empresa [o propósito e atividades da companhia] é "recreação e lazer".


A PF destacou que as investigações se iniciaram em novembro de 2020 e revelaram fortes indícios de fraudes no procedimento de dispensa de licitação que culminou na contratação da empresa, dentre os quais: ausência de detalhamento do objeto licitado, cotação fraudulenta de preços, direcionamento e início da execução do serviço que seria contratado antes mesmo do encerramento do procedimento de dispensa de licitação.


Ainda segundo a PF, os investigados responderão pelos crimes de fraude a licitação, estelionato, peculato, corrupção passiva, falsidade ideológica e associação criminosa.


Ao todo, 36 policiais federais e nove servidores da CGU participam do cumprimento dos mandados, todos expedidos pelo Tribunal Regional Federal 1ª Região.




G1 BAHIA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comunicação Web

Criança de São Félix morre na UPA de Cruz das Almas com sinais de afogamento

Um menino de dois anos morreu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA24H) de Cruz das Almas, na tarde desta quarta-feira, 15, após dar entrada...