Representantes de associações de proteção animal apontam que, tradicionalmente, dezembro é o mês com maior número de abandono de animais na Bahia, e no país como todo. Por causa disso, anualmente é realizada a campanha "Dezembro Verde", que busca conscientizar a população sobre o abandono e maus-tratos aos animais.
Segundo a Associação Brasileira Protetora dos Animais (ABPA), que administra o Abrigo São Francisco, em Salvador, o número de animais abandonados na instituição em 2020 já superou 2019.
De acordo com os dados passados pela vice-presidente da ABPA, Fernanda Sousa, no ano passado, foram ao todo 356 animais abandonados no abrigo São Francisco, administrado pela Associação, sendo 59 gatos e 297 cães. Esse ano, já são 403 animais abandonados, sendo 180 gatos e 223 cães.
"Dezembro é o mês que mais se registra abandono. A gente acredita que seja pela relação de férias. As pessoas acabam abandonado porque o animal vira um obstáculo, vamos dizer assim. Vão viajar, não têm onde colocar o animal e eles acabam abandonando", explica.
A divulgação dos animais e de como ajudar é feito pelas próprias redes sociais, do Abrigo São Francisco de Assis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário