terça-feira, 15 de dezembro de 2020

MPF aponta seis "núcleos criminosos" no Tribunal de Justiça da Bahia

Rodrigo Aguiar

No âmbito das investigações da Operação Faroeste, o Ministério Público Federal (MPF) aponta seis "núcleos criminosos" comandados por desembargadores do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). Foram presas temporariamente nesta segunda-feira, 14, as desembargadoras Lígia Maria Cunha Lima e Ilona Reis.


Foram afastados do cargo, por um ano, o secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, sua chefe de gabinete Gabriela Macedo, e a promotora Ediene Lousado, ex-procuradora-geral de Justiça da Bahia,.


O núcleo de Lígia Maria seria operado por seus filhos Rui Carlos Barata Lima Filho e Arthur Gabriel Barata Lima, além do advogado Diego Ribeiro, enquanto o grupo de Ilona teria os advogados Marcelo Junqueira Ayres Filho e Fabrício da Veiga como operadores. O núcleo da desembargadora Sandra Inês Rusciolelli, alvo anterior da operação, teria seu filho Vasco Rusciolelli como operador; e o do desembargador Ivanilton Santos da Silva, também afastado do cargo nesta segunda, seria operado pelo filho Ivanilton Santos da Silva Júnior. Também são citados grupos de Gesivaldo Britto e o de Maria do Socorro Barreto Santiago, ambos ex-presidentes do tribunal.


Filha de Maria do Socorro, a ex-cantora da Timbalada Amanda Santiago foi um dos alvos dos 16 mandados de busca e apreensão cumpridos nesta segunda. De acordo com a investigação, Amanda fez movimentações atípicas, na ordem de R$ 8 milhões, mesmo com renda declarada de apenas mil reais.


Em sua decisão, o ministro Og Fernandes, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), escreveu que “o conjunto probatório colacionado aos autos revela a suposta existência de uma engrenagem judicial criminosa no seio do Tribunal de Justiça baiano, que possui a venda de decisões como mercadoria para o enriquecimento ilícito em escala geométrica”.


Conforme o MPF, a corrupção sistêmica "não parou" após a deflagração da Faroeste, em novembro do ano passado, e que, pelo contrário, "a concorrência diminuiu" com o afastamento dos desembargadores Gesivaldo Britto, Maria do Socorro Barreto Santiago, Sandra Inês Rusciolelli, Maria da Graça Osório e José Olegário Caldas


A TARDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comunicação Web

Criança de São Félix morre na UPA de Cruz das Almas com sinais de afogamento

Um menino de dois anos morreu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA24H) de Cruz das Almas, na tarde desta quarta-feira, 15, após dar entrada...